Morre na Alemanha criador da indústria eólica
Maurício Corrêa, de Brasília —
Após uma longa doença, morreu na Alemanha Aloys Wobben, o criador da moderna indústria da energia eólica.
Wobben era um bilionário alemão, com uma fortuna pessoal calculada em 8 bilhões de dólares. Engenheiro eletricista por formação, foi o fundador e proprietário da gigante Enercon, que fabrica pás eólicas e espalhou as suas turbinas por vários países, inclusive o Brasil.
“Todos nós, da Tradener, também estamos tristes hoje com a notícia da morte do Dr. Wobben. Ele foi um visionário, que nos seus sonhos de doublé de empresário e cientista enxergou muito longe. Em 1984, instalou uma usina eólica no quintal da sua casa e a partir daí desenvolveu uma indústria que se tornou irreversível e líder mundial do setor. A Enercon se transformou numa gigante mundial na fabricação de pás eólicas e seus produtos foram instalados em dezenas de países”, disse Walfrido Avila, presidente da Tradener, que desenvolveu e opera projetos eólicos no Brasil. “Ele foi um empresário que merece o reconhecimento mundial pelo seu trabalho como empreendedor pioneiro no desenvolvimento das energias limpas. Lamentamos muito a sua morte”, acrescentou.
Nascido no terrritório da antiga Alemanha Ocidental, Aloys Wobben morreu aos 69 anos. Quando a Enercon começou a trabalhar, ele contava com apenas três empregados. Por razões de saúde, há cerca de 10 anos ele transferiu o controle da Enercon para uma fundação que leva o seu nome. No Brasil, a Enercon utiliza a marca Wobben WindPower.