Distribuição de varejo passa a vender energia
Da Redação, de Brasília (com apoio da Lemon/Ambev) —
Embora o setor elétrico brasileiro em algumas situações esteja muito atrasado em relação a outros países, em outras tem dado exemplos de modernização, sepultando de vez aquele SEB quadradão e estatizado que existia na época do regime militar. É o que mostram iniciativas em curso, através da qual empresas de energia se associam a empresas com tradição na distribuição de varejo e aproveitam essa gigantesca capilaridade e experiência junto aos consumidores para vender energia elétrica renovável.
Um exemplo é proporcionado pela Lemon Energia, startup da Z-Tech, hub de tecnologia do grupo Ambev, que está estendendo suas operações para a região Sul de Minas Gerais, nas cidades de Alfenas, Varginha e Pouso Alegre agora em agosto. A Lemon oferece uma solução de fornecimento de energia solar para empresas, que são abastecidas por fazendas geradoras, com distribuição fornecida pela distribuidora com a qual o cliente já tem relacionamento. A região Sul de Minas reúne mais de 150 municípios e tem uma importante presença de indústrias voltadas ao agronegócio e maquinários agrícolas.
Segundo Rafael Vignoli, CEO da Lemon, as operações na região seguem o plano de desenvolvimento e expansão da empresa, que hoje atende a mais de 1 mil clientes. “Temos a oportunidade de oferecer, de maneira segura, um fornecimento de energia limpa e mais barata para toda essa região”. A Lemon disponibiliza uma plataforma tecnológica que liga o produtor local de energia com pequenas e médias empresas regionais. A distribuição é feita pela companhia distribuidora que já atende aos clientes.
Para o usuário do sistema, não há necessidade de obras para instalação de painéis solares ou outras reformas estruturais. “Na prática, ele alugará um número de painéis necessário para gerar energia para suas operações e economizará em sua conta de luz. O cliente economiza uma conta a cada 12 pagas, porque oferecemos sempre uma tarifa mais baixa que a do mercado”, explica Vignoli.
Todo o processo de adesão do cliente é online, que também pode simular um cálculo de desconto pelo aplicativo e prever uma estimativa de economia nas contas futuras. Caso os painéis solares contratados gerem mais energia do que a que foi gasta, o cliente recebe créditos que poderá usar na próxima fatura.
A expansão da Lemon Energia em direção ao Sul de Minas começa através das cidades de Varginha, Pouso Alegre e Alfenas. A empresa pretende estender essa iniciativa a 17 estados brasileiros até o final de 2022, com previsão de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro até o final deste ano, alcançando 50 mil estabelecimentos atendidos em até três anos.