Grupo Energisa é premiado pela Abradee
Da Redação, de Brasília (com apoio da Energisa) —
O Grupo Energisa foi um dos grandes vencedores no Prêmio Abradee 2021 entregue pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica nesta quinta-feira, 26 de agosto. Cinco concessionárias foram premiadas em oito categorias. Destaque para a Energisa Borborema, eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil, no grupo de empresas com até 500 mil consumidores. A premiação é referência no setor por incentivar as melhores práticas entre as empresas, com foco na melhoria do serviço oferecido para a população.
O desempenho do Grupo Energisa, considerando as empresas de maior porte, também foi destacado por região. A Energisa Paraíba, Energisa Mato Grosso do Sul e a Energisa Sul-Sudeste, foram apontadas como as melhores distribuidoras nas regiões Nordeste, Norte/Centro-oeste e Sudeste, respectivamente.
Segundo a Energisa, o resultado da premiação mostra a eficiência da atuação nacional do grupo, que está presente em 25% do território brasileiro. Para o presidente da empresa, Ricardo Botelho, trata-se também de um importante reconhecimento à prestação dos serviços e do atendimento a clientes em um ano desafiador como 2020.
“Nove das 11 distribuidoras do Grupo ficaram entre as finalistas. Isso mostra que, apesar dos obstáculos enfrentados por causa da pandemia, empregamos os esforços necessários para fornecer energia limpa, contínua e de qualidade à população, sempre com atenção à segurança e à saúde dos nossos colaboradores”. Botelho acrescenta que no ano passado foram investidos um total de R$ 2,4 bilhões em todas as empresas do Grupo, incluindo as distribuidoras.
A Abradee também avaliou as empresas nas seguintes categorias: responsabilidade socioambiental; avaliação pelo cliente; gestão operacional; gestão econômico-financeira; e evolução de desempenho. No grupo das grandes empresas (com mais de 500 mil clientes), a Energisa Sul-Sudeste venceu pelo desempenho em gestão operacional; a Energisa Sergipe em gestão econômico-financeira; e a Energisa Mato Grosso do Sul em evolução do desempenho. Na classificação entre as empresas de menor porte (com menos de 500 mil consumidores), além do reconhecimento nacional, a Energisa Borborema ganhou o prêmio pelos resultados expressivos em avaliação pelo cliente.
Com 116 anos de história, o Grupo Energisa foi um dos primeiros a abrir capital no Brasil. Hoje, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 18 bilhões (2020), o Grupo atende a 8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de mais de 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.