EDPR opera em Singapura com Sunseap
Da Redação, de Brasília (com apoio da EDPR) —
A EDP Renováveis entrou em acordo para adquirir uma participação de 87,4% na Sunseap, o maior operador de energia solar distribuída e o quarto maior operador de energia solar do Sudeste Asiático. Entre a assinatura e o encerramento, a EDPR pode aumentar a sua participação para 91,4%. A Sunseap é uma empresa constituida em Singapura.
A transação foi alcançada por meio de um acordo com os principais acionistas da Sunseap, num valor total de 600 milhões de euros, o que representa um valor empresarial de 870 milhões de euros. A celebração da transação está sujeita a condições regulamentares e a outras condições precedentes consuetudinárias.
“Estamos encantados por estabelecer uma parceria com a Sunseap para os mercados asiáticos do Pacífico, criando uma nova plataforma regional e tornando a EDPR um dos principais atores global de energias renováveis”, disse Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e da EDP Renováveis.
“A estratégia e a visão da Sunseap é um ajuste perfeito ao papel de liderança da EDP no âmbito da transição energética em curso e o seu conhecimento local da região da Ásia-Pacífico, juntamente com a escala e a especialização tecnológica da EDPR, irá nos permitir explorar plenamente o potencial de tais mercados”, acrescentou.
Esta aquisição irá estabelecer ainda mais a posição de liderança global da EDPR com uma plataforma de energias renováveis para explorar o crescimento na Ásia-Pacífico (Apac) através de um operador fundamental como a Sunseap que é totalmente complementar à pegada da EDPR, geográfica e tecnologicamente.
A Sunseap é uma empresa de energias solares renováveis com sede em Singapura e tem mais de 400 empregados espalhados por nove mercados: Singapura, Vietnã, Malásia, Indonésia, Tailândia, Camboja, China, Taiwan e Japão.
A empresa opera ao longo de toda a cadeia de valor de energia solar através de um modelo de construção próprio e operacional para projetos solares fotovoltaicos em telhados, em escala de utilização e flutuantes, com um modelo de negócio centrado em receitas contratadas de baixo risco a longo prazo com contrapartes sólidas e relações duradouras com os clientes.
A carteira da Sunseap inclui 5,5 GW de projetos renováveis em diferentes fases de desenvolvimento: projetos solares de 540 MW em funcionamento e em construção, 127 MW de capacidade segura e um gasoduto de 4,8 GW em diferentes fases de desenvolvimento.
A Sunseap é totalmente complementar à EDPR tanto em termos geográficos como tecnológicos e permite à empresa reforçar a sua posição de liderança global em todos os principais mercados de energias renováveis. A EDPR reconhece que está agora exposta a mercados com um crescimento em energias renováveis superior a 200 GW/ano, representando 75% do crescimento global previsto (2020-2030).
Esta transação permite à EDPR estabelecer a sua presença na Apac com uma carteira considerável e uma equipe de desenvolvimento experiente, proporcionando uma plataforma de crescimento para a região.
A região da Apac compreende 4,4 mil milhões de pessoas com uma procura crescente de energia graças ao sólido crescimento econômico, à rápida urbanização e industrialização, e ao aumento da população. Os mercados de energia em toda a região da Apac geram mais de metade da eletricidade do mundo e dependem fortemente do combustível importado.
A Apac é um mercado-chave em crescimento de energias renováveis que representa 55% das adições globais de capacidade para 2020-30, em que a energia solar representa 65% do crescimento da Apac, refletindo os fortes fundamentos na região e um forte impulso para a transição energética, tendo os governos da China, Japão e Coreia do Sul assumido recentemente compromissos de emissões líquidas zero (para 2060, 2050 e 2050, respetivamente).
O estabelecimento da plataforma da Apac insere-se no contexto do Plano de Negócios da EDPR para 2021-25, onde espera investir cerca de 1,4GW dentro do plano de crescimento de 20 GW até 2025. O negócio dará visibilidade ao crescimento e reforça ainda mais a posição de liderança mundial da EDPR em energias renováveis. Após a transação, a EDPR estará presente em 25 mercados internacionais.
Este compromisso para com a região asiática concretizou-se no passado mês de junho com a entrada da EDPR no Vietnã através de um acordo com a Trina Solar, o líder mundial em soluções fotovoltaicas e de energia inteligente.
O Credit Suisse atuou como assessor financeiro exclusivo da EDPR nesta operação, enquanto a Baker McKenzie Wong & Leow atuou como assessor legal.
A EDP Renováveis é o quarto produtor mundial de energia renovável. Com projetos de desenvolvimento sólidos, ativos de primeira categoria e uma capacidade de operação líder de mercado, a EDPR tem tido um desenvolvimento excepcional nos últimos anos e está, atualmente, presente em 17 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha, Hungria, Chile, Vietnã, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal é o principal acionista da EDPR.