Com Way2, Votorantim entra em telemedição
Da Redação, de Brasília (com apoio da Votorantim Energia) —
A Votorantim Energia assinou um acordo de investimento na Way2, empresa de tecnologia especializada em telemedição e gerenciamento de energia. Com a celebração do acordo, os sócios fundadores da Way2 e a Votorantim Energia terão respectivamente 50% de participação na companhia. O investimento tem por objetivo acelerar o plano de expansão da Way2 no mercado de energia.
Mesmo após o investimento realizado pela Votorantim Energia, os fundadores da Way2 continuarão à frente da gestão da companhia. A Votorantim Energia, por meio da sua participação no conselho de administração da Way2, contribuirá para a estratégia da empresa, direcionando novos negócios e oportunidades no mercado de telemedição de energia.
Segundo Ricardo Grassmann, CEO e fundador da Way2, “esse investimento é um reconhecimento do mercado sobre a capacidade técnica e de inovação que a Way2 vem trazendo ao setor elétrico e que continua em franco crescimento”.
“O setor elétrico vem evoluindo de forma acelerada, e tecnologia e medição de energia estão no centro dessa transformação. A Way2 tem sido uma referência em novas tecnologias essenciais à modernização e digitalização do setor elétrico, além de ser uma empresa com padrões de governança e gestão de excelência”, declara Raul Cadena, diretor de Clientes e Comercialização da Votorantim Energia.
A Way2 foi fundada há 16 anos e, hoje, oferece soluções tecnológicas em medição e gestão de energia para geradoras, distribuidoras, grandes consumidores do mercado livre e geração distribuída. Está presente atualmente em mais de 1.500 grandes consumidores de média ou alta tensão, além de atender 70% da capacidade instalada de geração no país com soluções para medição e gestão de dados de energia e utilidades. Em 2020, foi responsável por recuperar, junto com os clientes, mais de R$11 milhões de receita, mitigando penalidades e desperdícios com a CCEE e as concessionárias.
Quanto à Votorantim Energia, é uma empresa que atua na geração e comercialização de energia. É responsável pela gestão de 28 usinas hidrelétricas, participação em nove consórcios e 21 parques eólicos, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Hoje, a empresa comercializa 2,2 GW médios de energia.