Ilhas Galápagos recebem microrrede solar
Da Redação, de Brasília (com apoio da Total Eren) —
A empresa francesa de energia renovável Total Eren e a equatoriana Gransolar anunciaram o projeto de uma microrrede nas Ilhas Galápagos, um arquipélago localizado no Oceano Pacífico, pertencente ao Equador, que desde 1978 é considerado patrimônio natural da Humanidade.
O projeto E-Quator Energy compreenderá o desenvolvimento, financiamento, construção e operação, combinando uma planta solar fotovoltaica de 14,8 MWp com 40,9 MWh de capacidade de armazenamento de energia elétrica.
A Gransolar apresentou o Projeto E-Quator em setembro de 2018 como uma iniciativa privada. Em julho de 2020, a Total Eren se juntou à Gransolar, na base de 50% de participação societária para cada. O contrato de concessão terá duração de 25 anos. Um dos principais cuidados com o projeto é com relação ao respeito à diversidade das Ilhas Galápagos, que hoje, em 85%, dependem de energia elétrica gerada por térmicas a óleo diesel.
Os empreendedores calculam que o suprimento de energia elétrica por fonte solar atingirá 70% do consumo local, reduzindo as importações de diesel em aproximadamente 1,6 milhão de barris por ano. O projeto é apoiado pelos governos do Equador e da França.
Fabienne Demol, vice-presidente executiva e diretora global de Desenvolvimento de Negócios da Total Eren, comentou: “Estamos muito contentes de nos associarmos com a Gransolar para desenvolver este projeto inovador no Equador. Trata-se de um projeto único e que aporta uma solução integral de energia verde, que pode ser aplicada em todas as ilhas do mundo”.
Martin Rocher, vice-presidente da Total Eren na América Latina, acrescentou: “O projeto de microrrede E-Quator Energy mostra que a energia solar combinada com baterias é uma solução tecnicamente confiável, capaz de suportar os desafios econômicos e ambientais da geração de energia em áreas que dependem de eletricidade fornecida por óleo diesel. Estamos muito orgulhosos de contribuir para mudar a forma como as Ilhas Galápagos se energizam”.
Fundada em 2012, a Total Eren desenvolve, financia, constrói e opera plantas de energia renovável em vários países, dispondo atualmente de uma capacidade bruta de 3,5 mil MW em operação ou em construção em diversas partes do mundo. A TotalEnergies participa como acionista da Total Eren.