EDF-R inicia obras de parque eólico na Paraíba
Da Redação, de Brasília (com apoio da EDF Renewables) —
A EDF Renewables iniciou as obras da unidade eólica Serra de Seridó, seu primeiro empreendimento na Paraíba. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão (50% via Banco do Nordeste). A potência total de geração do novo parque será de 242 MW, o equivalente ao consumo anual de 700 mil famílias brasileiras. O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2023.
Cerca de 20% da energia do parque foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre. O parque Serra do Seridó evitará a emissão anual de cerca de 208 mil toneladas de CO2 na atmosfera. A construção do novo parque eólico na região de Junco do Seridó e Santa Luzia, municípios da Paraíba com cerca de 22 mil habitantes, priorizará a mão de obra local.
Diagnóstico social e ambiental
A empresa também está desenvolvendo um diagnóstico participativo das demandas sociais e ambientais locais. Segundo a empresa, alguns resultados já podem ser verificados, razão pela qual a EDF Renewables fará convênios locais com clínicas veterinárias e viveiros para manutenção, pesquisa e estudos da flora e da fauna regionais.
“Quando realizamos atividades de construção e operação, nos esforçamos para identificar, compreender, avaliar e abordar as questões ambientais e sociais específicas de cada projeto. Buscamos sempre organizar o impacto das nossas atividades na biodiversidade e para garantir a qualidade de vida das pessoas próximas aos projetos “, comenta Raissa Lafranque, vice-presidente da EDF Renewables.
A EDF Renewables é uma empresa internacional líder em energias renováveis, com capacidade instalada bruta de 13,8 GW em todo o mundo. Seu desenvolvimento é focado principalmente em energia eólica e solar fotovoltaica. A EDF Renewables opera principalmente na Europa e na América do Norte, mas continua crescendo ao se mudar para regiões emergentes promissoras, como Brasil, China, Índia, África do Sul e Oriente Médio. A empresa tem posições fortes em energia eólica offshore, mas também em outras áreas da indústria de energias renováveis, como energia distribuída e armazenamento de energia.