Eneva anuncia incorporação da Focus
Da Redação, de Brasília (com apoio da Eneva) —
A Eneva anunciou, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, uma combinação de negócios com a Focus Energia. O investimento é de R$ 960 milhões e permitirá à companhia diversificar fontes de energia e modelos de negócio, em linha com sua estratégia de crescimento para liderar uma transição energética com energia mais limpa, econômica e eficiente.
A Focus Energia atua em três segmentos distintos: comercialização de Energia Elétrica, geração e geração distribuída. Com a transação, a Eneva incorpora a empresa e assume os ativos operacionais, carteira de contratos e clientes, além de todo o portfólio de projetos da companhia, que somam 3,7 GWp de potência instalada.
O portfólio de geração é composto por dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Entre os projetos está o Parque Futura 1, 2 e 3 (BA). Quando comissionado, Futura 1 terá, segundo a Eneva, capacidade instalada de 670 MW.
“Ao avaliar a transação, identificamos como uma boa oportunidade de obter retorno atrativo e ao mesmo tempo promover uma combinação de linhas complementares, como o pipeline de projetos renováveis e a expertise da empresa na comercialização de energia elétrica, com acesso a uma grande base de clientes. Acreditamos que, com a incorporação, temos uma oportunidade de trazer um ativo que irá acelerar a implementação da estratégia da Eneva como um player integrado de soluções de energia”, ressaltou Pedro Zinner, CEO da Eneva.
O executivo destaca ainda que a transação levou em conta o potencial de estruturação de novos projetos de geração, visando à viabilização de investimentos em ativos de fontes renováveis, principalmente solar, que é considerada uma das principais frentes de crescimento de energia do próximo decênio.
“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento do país por meio de uma energia que gera valor para todos os nossos stakeholders. Para comprovar nosso pioneirismo, lembramos que a usina solar de Tauá (CE), da Eneva, foi a primeira da fonte a entrar em operação comercial no Brasil e agora, 10 anos depois, estamos de volta com mais um projeto emblemático, que será o maior complexo solar do país. Com esta operação, queremos diversificar ainda mais o nosso portfólio de soluções equilibrando a nossa carteira de contratos, atraindo novos investidores para a base acionária e aumentando o acesso a novas fontes de financiamento (greenbonds) além de buscar oportunidades em novas fronteiras, como por exemplo o hidrogênio verde no futuro”, explica Zinner.
A Focus iniciou operações como uma comercializadora de energia em 2015 e no início deste ano fez seu IPO objetivando financiar seu pipeline de projetos renováveis. A aquisição da empresa pela Eneva deve acelerar o avanço dos projetos, que são fortes candidatos a acompanhar o crescimento do mercado de energia renovável com previsão de mais de 170% até 2030. A incorporação agora será votada em Assembleia Geral nas duas empresas e a operação será submetida ao Cade.
A Eneva é maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km². Os ativos de geração da Eneva estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II).