Voith diz que zerou emissões globais de CO2
Da Redação, de Brasília (com apoio da Voith) —
A Voith alcançou uma ambiciosa meta de sustentabilidade: já no início de 2022, a empresa zerou as emissões de CO2 de todas as suas unidades, tornando-se “net zero”. Com isso, o grupo alemão garante que suas operações são climaticamente neutras a partir de janeiro deste ano.
Com essa conquista, a Voith confirma seu pioneirismo na descarbonização da indústria. Todas as unidades mundiais da Voith realizaram enormes esforços para alcançar essa grande conquista. O aumento da eficiência energética e a priorização de fontes renováveis de energia foram fatores essenciais para o Grupo atingir suas metas de redução de emissões de CO2.
Desde o ano fiscal de 2011/12, a Voith reduziu o seu consumo elétrico em 28%. Além disso, o Grupo vem priorizando o uso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. Até o início do ano fiscal de 2021/22, a Voith havia aumentado a proporção de energias renováveis em sua matriz elétrica para 87% (comparado com 44% no ano anterior).
Além disso, as unidades da Voith cada vez mais geram energia solar e hidrelétrica: a autoprodução de eletricidade da empresa atualmente é de cerca de 6 GWh/a. Por fim, as emissões de CO2 ainda inevitáveis para a empresa são voluntariamente mitigadas por compensações de carbono.
“Desenvolver tecnologias sustentáveis para as gerações futuras está no DNA da Voith. Hoje alcançamos nosso objetivo de uma produção climaticamente neutra. Isso demonstra claramente a enorme capacidade de realização da equipe da Voith”, ressalta Toralf Haag, CEO do Grupo Voith. “Nossos clientes também podem contar com essa força. Oferecemos toda a nossa experiência para ajudá-los a cumprir suas metas de proteção climática.”, acrescentou.
Os produtos da Voith já estão reduzindo mais emissões de CO2 do que elas produzem. Isso é confirmado por uma análise da TÜV sobre os produtos lançados pela Voith em 2019/20. De acordo com o relatório, os produtos da Voith evitam quase 3 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano, comparado com os 2,2 milhões de toneladas que eles geram. O Grupo está empenhado em reduzir ainda mais a pegada de carbono dos seus produtos ao longo de toda a sua vida útil nas instalações dos clientes.
A sustentabilidade é um componente fundamental da estratégia corporativa da Voith. Esse esforço inclui diversas medidas para a melhoria das empresas, da sociedade e do meio ambiente. O sucesso dessas medidas é monitorado e controlado regularmente. Em 2021 a Voith recebeu, pela primeira vez, a avaliação B- em sustentabilidade da agência independente de classificação ISS ESG. Com isso, a Voith não só garantiu um lugar entre as três melhores empresas mundiais no setor, mas também manteve o seu status “prime” em sustentabilidade.
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 20 mil colaboradores, gera € 4,3 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.