TAG flexibiliza calendário de oferta para 2022
Da Redação, de Brasília (com apoio da TAG) —
A TAG — Transportadora Associada de Gás — está ampliando a flexibilidade de contratação de capacidade aos agentes interessados em acesso à sua malha. A partir de agora, é possível contratar capacidade em base firme, por meio de contratos de serviço extraordinário celebrados a qualquer tempo ao longo deste ano, com vigência até 31 de dezembro de 2022.
“O processo de oferta de capacidade de transporte conduzido ao final de 2021 obteve excelentes resultados e evidenciou a necessidade de oferecermos mais alternativas para tomada de decisão dos agentes nesse período de transição. Como acreditamos na importância de criar condições para novas transações de molécula e na existência de oportunidades em curso, decidimos desenvolver um mecanismo de acesso a qualquer tempo, ao longo de todo o ano, enquanto houver capacidade disponível. O desenvolvimento dessa nova forma de oferta de capacidade de transporte faz parte do compromisso da TAG com a abertura do mercado, beneficiando toda a cadeia do gás”, destaca o diretor Comercial e Regulatório da companhia, Ovídio Quintana.
As rodadas de oferta deste serviço serão realizadas semanalmente, das 9 às 18 horas do primeiro dia útil de cada semana. A solicitação de capacidade deverá ser realizada por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC). Os carregadores interessados deverão estar cadastrados e habilitados por meio do POC, com contrato Master vigente na TAG. Todas as solicitações realizadas no mesmo dia serão consideradas de maneira isonômica no processo de alocação.
O início da prestação do serviço será definido pelo carregador, desde que observados os tempos necessários para recebimento e aprovação das garantias e set up operacional do novo contrato. Os contratos terão término da vigência em 31 de dezembro deste ano. As tarifas aplicáveis são as mesmas do serviço extraordinário anual dos contratos vigentes e a capacidade disponível encontra-se acessível no POC.
Os resultados e as capacidades disponíveis das rodadas semanais serão atualizados e tornadas públicas previamente à rodada da semana subsequente. O detalhamento do serviço e suas regras de acesso encontram-se no site da TAG
A TAG controla uma extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros — Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro — e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.