CTG assume operação de Jupiá e Ilha Solteira
Da Redação, de Brasília (Com apoio da CTG Brasil) —
A CTG Brasil assumiu, nesta sexta-feira, 1º de julho, a operação das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, ambas localizadas no rio Paraná, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A empresa adquiriu as duas concessões em um leilão organizado pelo governo brasileiro em novembro de 2015, com uma outorga de R$ 13,8 bilhões.
Com a aquisição das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, de capacidade instalada total de aproximadamente 5 GW, a CTG Brasil se tornou a segunda maior geradora privada de energia do Brasil, com uma capacidade total instalada de 6 GW. A empresa entrou no mercado brasileiro em 2013, com o objetivo de combinar a experiência do Brasil e da China na geração de energia limpa.
No dia 30 de junho, a Rio Paraná, subsidiária integral da CTG Brasil e detentora das usinas de Ilha Solteira e Jupiá, efetuou o pagamento dos 35% restantes do valor da concessão. A primeira parcela, de R$ 9 bilhões, havia sido paga em janeiro deste ano. O pagamento da outorga foi financiado com empréstimos estruturados e capital próprio.
As equipes da CTG Brasil em Ilha Solteira e Jupiá serão majoritariamente formadas por profissionais que já atuavam nessas usinas, até então operadas pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). Em comunicado à imprensa, a CTG Brasil garantiu que se empenhou ao máximo para a contratação dos trabalhadores das duas hidrelétricas e ofereceu propostas de trabalho a todos. Até agora, 84% deles já aceitaram fazer parte do time da empresa.
“Durante o período de transição, a CTG Brasil identificou áreas para investimentos em melhorias e mapeou os programas sociais e ambientais envolvendo as comunidades no entorno das duas usinas. Além de cumprir com todas as determinações legais, a empresa quer construir um estreito relacionamento com as cidades vizinhas. Estamos muito felizes de termos completado de forma bem-sucedida a transição de seis meses e orgulhosos de assumir a operação de dois projetos de referência no mercado brasileiro de geração de energia”, afirma Li Yinsheng, CEO da CTG Brasil. “O talento das nossas equipes ajudará a CTG Brasil a se tornar uma empresa de relevância no mercado brasileiro, gerando soluções de energia limpa para o futuro”, acrescentou.