Abraceel na expectativa de aprovação do PL 414 ainda em abril
Da Redação, de Brasília (com apoio da Abraceel) —
A abertura do mercado de energia elétrica no Brasil, protagonista no Projeto de Lei 414/2021, que trará regras para permitir que todos os consumidores, inclusive residenciais, possam exercer o direito de escolher o próprio fornecedor de eletricidade, tem potencial de gerar, até 2035, R$ 210 bilhões de redução nos gastos com energia elétrica, 642 mil empregos e, um desconto médio de 27% na compra de energia.
Essa redução de custo no preço da energia, um dos componentes da tarifa, permitirá uma redução média na conta de luz de 15%, benefícios que contribuirão para desacelerar em 0,61 ponto percentual o IPCA, índice oficial de inflação brasileiro.
Os números resumem um estudo realizado pela Abraceel que dimensiona os benefícios em perspectiva com a iminente abertura do mercado livre de energia no Brasil. O PL 414/2021, já aprovado no Senado e prestes a ser votado na Câmara dos Deputados, indica que em até 42 meses a partir da promulgação da futura legislação todos os consumidores serão livres para escolher o seu fornecedor de energia.
Nesta terça-feira, 22 de março, houve uma cerimônia, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em favor de uma tramitação rápida do PL 414, quando se manifestaram o relator do projeto, deputado Fernando Filho, e outros parlamentares.
Rodrigo Ferreira, presidente executivo da associação dos comercializadores, disse a este site que o evento demonstrou que existe consenso em torno da aprovação do PL, o qual dará liberdade de escolha aos consumidores de energia elétrica. “Todos nós, da Abraceel, ficamos muito otimistas e estamos convencidos que há fortíssima expectativa para que a tramitação do projeto se encerre ainda no mês de abril”.