Prosegur compensa CO2 em eólica no Chile
Da Redação, de Brasília (com apoio da Prosegur) —
O Grupo Prosegur renovará o seu plano de compensação de emissões de carbono no Parque Eólico de Punta Palmeras, no Chile, projeto capaz de produzir energia limpa para até 60 mil casas, objetivando conter a emissão de mais de 119 mil toneladas de CO² na atmosfera do planeta. Segundo a Proseguir, o case é a consolidação do primeiro, e até o momento mais potente, projeto de matriz eólica da economia chilena, referência também para toda a América Latina.
O Grupo Prosegur garante que foi a primeira empresa global de segurança privada que avançou com o projeto de descarbonização. O plano, que teve início no Brasil, com a compensação de emissões de CO² geradas pelas operações da empresa na Europa, através de um projeto de gestão de resíduos localizado em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, já evitou. desde sua implementação, a emissão de mais de 2,5 milhões de toneladas de CO² para sua atmosfera (Certified Emission Reduction).
O projeto dá continuidade às medidas já implementadas para reduzir as emissões produzidas pelas atividades da empresa. Desta forma, vale destacar algumas ações, como a redução de 10% nas emissões de CO² em perímetro constante em 2020; a substituição de 10% dos veículos da frota para híbridos e/ou elétricos e, por fim, o consumo total de energia proveniente de fontes renováveis na Espanha.
A Prosegur reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, a partir de ações desenhadas para promover avanços na agenda de ESG, temática que é prioridade entre as gigantes do mercado.
Para Antonio Rubio, secretário-geral da Prosegur, “a companhia tem orgulho de integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (da ONU) em seu modelo de negócios”. E acrescenta: “Isso nos permite aderir à The Climate Pledge, uma comunidade internacional de companhias preocupadas com as metas de descarbonização dos meios de produção, entre outros tópicos de política climática, em escala global”.
Este plano de compensação é uma das mais importantes iniciativas em que a Prosegur irá trabalhar em seu plano estratégico, mas não é o único. As ambições da empresa estão atreladas a quatro pilares institucionais: meio ambiente, pessoas, trabalho seguro e boas práticas de governança (compliance).
O Grupo Prosegur é referência mundial no setor de segurança privada. Teve um faturamento de 3.498 milhões de euros em 2021, está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador PSG e conta atualmente com uma equipe de cerca de 150 mil funcionários.