Seminário em Sertãozinho discute bioeletricidade
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Única) —
Em 2015, a biomassa sucroenergética respondeu por pouco mais de 4% do consumo nacional de energia elétrica. Entretanto, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se o potencial técnico desta fonte for plenamente aproveitado, a bioeletricidade da cana tem capacidade de representar 24% do consumo nacional na rede até 2024.
Para discutir como poderá ser melhor explorado esse potencial, será realizado, no próximo dia 24 de agosto, o “VI Seminário Ceise Br/Unica sobre Bioeletricidade.” O evento ocorre simultaneamente à Fenasucro & Agrocana 2016, único congresso do mundo dedicado exclusivamente à cana-de-açúcar e que reúne, durante seus quatro dias, a cadeia produtiva do setor sucroenergético em um mesmo local, Sertãozinho (SP).
Para o gerente em Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Zilmar Souza, que coordenará os debates durante o seminário, trata-se de uma ótima oportunidade para acompanhar o cenário atual e perspectivas para a biomassa da cana. “O evento terá dois eixos centrais. O primeiro composto por palestras voltadas para questões regulatórias e de comercialização. Já o segundo focará em aspectos tecnológicos”, explica Zilmar.
O “VI Seminário Ceise Br/Unica sobre Bioeletricidade” é uma iniciativa é do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis e da Unica. Já confirmaram presença os seguintes palestrantes: Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel); Newton Duarte, presidente-executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN); Eduardo Peres, sócio da Agroenergia; Marcelo Pierossi, sócio da AgroPerforma; Hélcio Lamônica, pesquisador do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC); Marcelo Severi, gerente do Departamento Comercial da Unidade Negócios Turbinas da TGM; e Walter Piazza Jr., diretor presidente da Gás Brasiliano.
As inscrições para o seminário são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar do “VI Seminário Ceise Br/Unica sobre Bioeletricidade” devem enviar e-mail para bioeletricidade@unica.com.br até o dia 19 de agosto. Para mais informações sobre a Fenasucro, acesse: http://www.fenasucro.com.br.