Agenda Propositiva do Fase 23/26
Mário Menel (¨)
O Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) congrega 27 associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Como o fez em 2014 e 2018, também em 2022, o Fórum elaborou uma Agenda Propositiva, para o próximo período de governo, a ser apresentada aos candidatos à Presidência da República.
Com vistas a conferir robustez, densidade técnica e representatividade no sentido de potencializar as convergências das diversas associações signatárias, o Fase contou com a colaboração da consultoria Volt Robotics, que adotou metodologia atualizada, suportada por aplicativos e plataformas.
O resultado do esforço conjunto entre associações e consultoria pode ser visto em agendafase.com.br
O domínio contém a agenda completa, um resumo em Power Point e um folder.
Em sua essência, a Agenda elege cinco temas principais: governança setorial, redução de encargos e subsídios, modernização do mercado de energia, abertura do mercado e atração de investimentos.
Justificada a escolha de cada tema principal, a Agenda indica 16 propostas que, se implantadas, têm o potencial de reduzir a conta de energia em pelo menos R$ 50 bilhões por ano.
Como parte da divulgação da Agenda, dirigentes do Fase estão agendando reuniões com as equipes responsáveis pela área de energia de cada um dos candidatos. Em tais reuniões – algumas já realizadas – a Agenda é um documento de referência que estimula debates interessantes e promove esclarecimentos.
O Fase cumpre, assim, o seu papel de fórum que tenta convergências entre interesses díspares, levando à consideração do futuro presidente da República suas preocupações e apontando possível solução para cada uma delas.
(*) Mário Menel é presidente do Fase.