Argentinos apresentam “fracking” a brasileiros
A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e empresas associadas participaram do seminário “Lições Aprendidas com Vaca Muerta”, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O evento contou com apresentações da FDC de Argentina, SLB, Tecpetrol, Halliburton e Pecom.
“Esta foi uma excelente oportunidade para os participantes trocarem experiências com representantes da indústria argentina sobre a técnica de exploração ainda inédita no Brasil”, disse Anabal Santos Jr., secretário-executivo da ABPIP.
O seminário fez parte da missão brasileira “Reservatórios Não-Convencionais – Poço Transparente”, promovida pela ABPIP em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). A missão, que foi realizada de 1º a 04 de novembro, teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico sobre a exploração de gás não convencional, o “fracking”, que é a forma como se conhece a técnica denominada de fraturamento hidráulico.
Estima-se que o Brasil é o 10º país com maior volume potencial de produção de shale gas no mundo. “A execução do Projeto Poço Transparente permitirá avanços para o conhecimento do potencial de recursos petrolíferos não convencionais no Brasil, trazendo novas tecnologias, ampliando conhecimento científico e, com a participação de toda a sociedade, gerando renda, novos empregos e desenvolvimento socioeconômico, principalmente no interior do país”, disse o executivo.
A programação da missão incluiu, ainda, a participação do grupo no Congresso “Argentina Shale Production 2022”, que abordou de forma multidisciplinar o mercado de não convencionais, com a apresentação de cases de sucesso e atualizações técnicas. No dia 04, foi realizada uma visita técnica às operações na Província de Neuquén.