Venture Global fornece GNL à japonesa Inpex
Da Redação, de Brasília (com apoio da Venture Global/PRNewswire/AE) —
A americana Venture Global e a Inpex Corporation, do Japão, anunciaram, nesta terça-feira, 27 de dezembro, a execução de um contrato de compra e venda de longo prazo de 1 milhão de toneladas por ano de gás natural liquefeito (GNL). O prazo é de 20 anos. A Inpex Energy Trading. uma subsidiária da Inpex com sede em Singapura, comprará GNL da Venture Global, de um projeto cuja construção deverá começar em 2023.
Atualmente, a Venture Global já atende a outros clientes no suprimento de GNL, incluindo a ExxonMobil, a Chevron, a EnBW e a New Fortress Energy.
“A Venture Global tem o prazer de receber a Inpex, a maior empresa de exploração e produção de gás do Japão, como cliente da CP2 e de expandir nossa base de clientes na Ásia”, disse Mike Sabel, CEO da Venture Global. “É uma honra para nós oferecer segurança no abastecimento de GNL a este importante mercado e esperamos apoiar a Inpex no fornecimento de nossa competitiva energia de baixo carbono para a região.”
“Este acordo permitirá que o Inpex Group obtenha GNL dos Estados Unidos no longo prazo, amplie sua capacidade de fornecimento de GNL e diversifique suas fontes de abastecimento para contribuir ainda mais para o fornecimento estável de energia”, disse Hiroshi Kato, CEO e vice-presidente sênior de marketing global de energia da Inpex.
A Venture Global é uma fornecedora de longo prazo e de baixo custo de gás natural liquefeito proveniente de bacias de gás natural norte-americanas. A primeira instalação da Venture Global, a Calcasieu Pass, começou a produzir GNL em janeiro de 2022.
Maior empresa de exploração e produção (E&P) do Japão, a Inpex atualmente está envolvida em projetos em vários continentes, inclusive como operadora no projeto Ichthys LNG na Austrália.