Neoenergia monta esquema para Ano Novo
Da Redação, de Brasília (com apoio da Neoenergia) —
As cinco distribuidoras da Neoenergia – Coelba (BA), Pernambuco (PE), Cosern (RN), Elektro (SP e MG) e Brasília (DF) – reforçaram os trabalhos a fim de garantir o fornecimento de energia durante as comemorações de Ano Novo. A companhia realizou manutenções preventivas nos circuitos elétricos dos estados da área de concessão, além de intensificar as equipes que estarão de plantão para atendimento aos consumidores no período.
A Coelba aumentou em 20% o efetivo das cidades litorâneas da Bahia. Mais de 900 eletricistas estarão de prontidão para casos emergenciais no estado, e 150 estarão posicionados em locais estratégicos para garantir rapidez em atendimentos na virada do ano. Com a conclusão de intervenções e ações do Plano Verão, a distribuidora não espera sobrecarga no sistema.
Na Neoenergia Pernambuco, mais de 100 equipes se revezarão em escalas de plantão ininterrupto. O monitoramento e controle geral do sistema elétrico de todo o estado estarão sob a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI), que contará com um time de 45 controladores, engenheiros e supervisores. Preventivamente, a empresa executou inspeções e manutenções na rede elétrica dos locais de maior movimentação – apenas no litoral, foram realizadas aproximadamente 14 mil podas e inspecionadas 18 subestações, 47 alimentadores e 213 km de rede nas cidades litorâneas, beneficiando 426 mil clientes.
No Rio Grande do Norte, a Cosern terá 70 equipes de eletricistas em regime de plantão, 15 técnicos e engenheiros atuando no COI e 15 colaboradores no apoio técnico. A concessionária também instalou subestações móveis em pontos estratégicos do estado para casos urgentes, além de realizar manutenções preventivas e corretivas nos circuitos elétricos do estado.
Em São Paulo, 260 profissionais da, entre eletricistas, técnicos e operadores, reforçarão as equipes da distribuidora próximas aos pontos mais procurados pelos turistas para a hora da virada, em especial nas praias do litoral paulista. A concessionária também aumentou o número de controladores no COI, localizado na sede, em Campinas, para intervir em casos de emergência.
A Neoenergia triplicou as equipes de plantão do Distrito Federal, que estarão prontas para atuar em caso de eventual interrupção no fornecimento de energia. Mais de 8 mil quilômetros da rede de distribuição elétrica foram inspecionados e receberam manutenções preventivas nos últimos meses, a fim de evitar transtornos causados por chuvas fortes, raios e ventos, que costumam atingir a região no período.