Cooperativas querem assegurar descontos na energia elétrica
As lideranças do movimento cooperativo, através da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop) estão se movimentando fortemente, tanto no Congresso Nacional quanto junto ao Executivo, com o objetivo de mostrar a importância de se assegurar os descontos concedidos às cooperativas de infraestrutura nas operações de compra de energia elétrica.
Hoje, as cooperativas têm direito ao desconto na compra de energia, considerando a importância para o equilíbrio econômico financeiro desses agentes. Na avaliação das lideranças do movimento das cooperativas, o subsidio é responsável pela equalização da tarifa aplicada aos consumidores, pois só assim é possível atingir a modicidade tarifária para os consumidores das comunidades atendidas pelo movimento cooperativo.
Os descontos para as cooperativas começam a ser retirados a partir de setembro próximo. Essa medida impactará fortemente cerca de 620 mil unidades consumidoras atendidas pelas cooperativas de energia elétrica. Já houve várias reuniões com integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e com o relator da MP 735, deputado José Carlos Aleluia, quando as lideranças das cooperativas tentaram sensibilizar os congressistas para o problema. Nessas reuniões, a OCB tem apresentado as dificuldades que serão enfrentadas pelas cooperativas permissionárias com o fim dos subsídios.