Sai Altieri, entra quem na CCEE?
O mandato de Rui Altieri, na presidência do Conselho de Administração da CCEE, está chegando ao fim, sem direito à recondução, e a Câmara já está convocando os agentes associados para a 24ª AGO que elegerá dois novos conselheiros.
Será no dia 19 de abril, às 13 horas. A vaga de Altieri será uma indicação do Ministério de Minas e Energia, enquanto a outra vaga hoje é ocupada pela conselheira Roseane Santos. Esta será uma indicação do conjunto de todos os agentes e Roseane reúne amplas condições para ser reeleita, pois está fazendo bom trabalho, principalmente no projeto de monitoramento prudencial dos agentes que operam no mercado.
“Tendo em vista o trabalho desenvolvido ao longo de seu mandato e dada a possibilidade de recondução, a Abraceel apoia a reeleição da conselheira Rose Santos para mais um ciclo na vaga indicada pelo conjunto de agentes”, antecipou-se a associação dos comercializadores num comunicado aos seus associados na última sexta-feira, dia 24 de março.
Tudo indica que politicamente, então, a grande disputa se dará em torno da sucessão de Rui Altieri. Os interessados por enquanto estão escondendo o jogo e ninguém quer aparecer antes da hora, para não ser queimado.
Entretanto, este site apurou que o ex-diretor-geral da Aneel e atual diretor da Itaipu Binacional, André Pepitone, estaria discretamente trabalhando pela sua indicação como sucessor de Rui Altieri.
Na visão deste site, Pepitone reúne todas as condições para ser o novo presidente do Conselho de Administração da CCEE. Conhece o setor elétrico como poucos no Brasil, inclusive a área de atuação da CCEE.
Funcionário de carreira da Aneel, está numa espécie de exílio em Foz do Iguaçu, desde que deixou a Diretoria-Executiva da agência reguladora. Saiu dos holofotes e optou por trabalhar nos bastidores. Tentou, sem êxito, ser o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, cargo que, depois de longa espera, coube a um ex-colega de Pepitone na diretoria da Aneel, Efraín Cruz.
Nunca se sabe o que vai acontecer com as indicações de natureza política de qualquer governo, em qualquer época, sob qualquer partido, pois isso é uma caixa preta danada. O fato é que se a CCEE ficar sob o comando de Pepitone, estará em mãos competentes. É um técnico articulado e que sabe o que faz.