bp tem novo parceiro na joint venture Opla
Da Redação, de Brasília (com apoio da bp) —
A bp acaba de anunciar que a Ultracargo Logística, subsidiária da Holding Ultrapar Participações, tornou-se sua nova sócia na Opla Logística, operadora de um dos maiores terminais de etanol do Brasil. A Ultracargo é a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil. A Opla foi fundada em 2017 como uma joint venture 50:50 entre a bp e a Copersucar S.A. A Ultracargo adquiriu a participação da Copersucar.
Localizada em Paulínia (SP), a Opla possui capacidade estática de tanques de 180 mil m3 e oferece soluções integradas de armazenagem e logística por meio dos modais ferroviário, dutoviário e rodoviário. A Opla é um ativo estratégico na cadeia de distribuição de etanol e derivados, com alto potencial de crescimento e geração de valor por meio da abertura do terminal a terceiros e ganhos relevantes de produtividade na utilização do ativo.
“Damos as boas-vindas à Ultracargo na Opla. O empreendimento desempenha um papel fundamental na geração de sinergias para os negócios da bp no Brasil, apoiando a integração por meio da melhoria da cadeia de suprimentos, otimizando a logística de combustível e aumentando nossa flexibilidade no atendimento ao mercado. Isso oferece mais opções para nossos clientes e cria valor para nossos negócios no Brasil, como bp Bunge, Air bp e Trading & Shipping, tendo contratos de longo prazo com a Opla para armazenamento de etanol, QAV, diesel e biodiesel, respectivamente. A Opla também tem um papel estratégico na logística do etanol, o que é uma importante contribuição para a descarbonização do transporte no Brasil”, explica Carolina Fratta, vice-presidente de Gestão de Ativos em Biocombustíveis na bp Brasil.
“Estou envolvido com a Opla desde a sua formação em 2017 e tenho muito orgulho das conquistas e valor gerado ao longo dos últimos anos. A Opla, além de seus resultados financeiros, tem um excelente histórico em termos de segurança e estou confiante de que nosso novo parceiro desempenhará um papel importante na melhoria e crescimento contínuos da Opla”, afirma Mario Lindenhayn, presidente do conselho da Opla.
Concluída a aquisição — que aguarda análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) –, Ultracargo e BP serão acionistas da Opla, cada uma com 50% de participação.
Uma das maiores empresas de energia do mundo, a bp está presente em mais de 60 países. Em 2020, anunciou a ambição de ser neutra em carbono em 2050, ou antes, e de ajudar o mundo a atingir a mesma marca.
No Brasil, a bp está presente há mais de 50 anos e atua nos segmentos de exploração e produção de petróleo e gás natural, distribuição de combustíveis de aviação pela Air bp, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia com a bp Comercializadora de Energia, além de atuar via joint ventures em biocombustíveis e bioenergia (bp Bunge Bioenergia), tancagem e logística de combustíveis (Opla), energia solar (Lightsource bp), geração termoelétrica (GNA) e distribuição de combustíveis marítimos (NFX).