Aumenta número de clientes da Comgás
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Comgás) —
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) adicionou 114 mil novos clientes, no período de 12 meses entre 1º de julho de 2015 e 30 de junho deste ano, totalizando mais de 1,6 milhão de clientes no segmento residencial, aproximadamente 15 mil no segmento comercial e mais de 1.100 entre as indústrias. Neste domingo, 28 de agosto, a Comgás — que hoje é controlada pela Cosan — completa 144 anos de existência.
A empresa garante que está voltada para a inovação, informando que, para o segmento residencial, por exemplo, além dos usos convencionais (cocção e aquecimento de água para chuveiro), a Comgás vem desenvolvendo com parceiros novas aplicações a gás natural: lavanderia coletiva em edifícios, churrasqueira, lareira, secadora e aquecimento de água para piscina – tudo a gás natural. Uma das novidades é o gerador a gás natural para uma residência, opção para casas de alto padrão que sofrem com queda na rede elétrica.
No segmento comercial, especialmente no ramo da gastronomia, a Comgás vem apresentando novas soluções a gás natural com alta performance: fritadeira, lava-louças, forno combinado (que permite cozinhar diversas receitas simultaneamente) e forno de pizza – tudo a gás natural. Grandes consumidores de energia, como shoppings e hospitais, também vêm empregando o gás natural para geradores para o horário de ponta, em que a energia elétrica pode ser até quatro vezes mais cara, e assim reduzir o consumo de diesel com ganhos ambientais e econômicos. Em 2015 foram comercializados 37 kits bicombustível para a conversão de geradores, um salto de 1.133% em relação ao número de 2014 (três unidades).
Para a indústria, além do uso tradicional em fornos e caldeiras, a Comgás tem desenvolvido novas possibilidades: projetos de cogeração que permitem a geração de energia elétrica e de uma energia térmica (vapor e refrigeração, por exemplo) e geradores para o horário de ponta – até mesmo indústrias de pequeno porte como uma fábrica de sorvetes vêm recorrendo à solução. Outra alternativa, segura e econômica, é o gás natural para mover empilhadeiras.
A Companhia prossegue investindo em inovação – um dos projetos experimentais em andamento, no momento em análise em uma unidade de uma rede nacional de academias, testa o uso de um equipamento de microcogeração a gás natural para aquecer a água de chuveiros e piscina. A experiência, em análise, pode ser uma boa alternativa para a diversificação da matriz energética.
A diversificação de aplicações a gás natural tem contribuído para a evolução da Companhia, que conta com 1.634.222 clientes, de acordo com dados do mais recente balanço trimestral, divulgado este mês. “Energia para nós significa muito mais do que fornecer gás natural; ela precisa evoluir todos os dias e temos um papel importante a cumprir, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. Trabalhamos para ser a melhor alternativa energética para pessoas, empresas e a sociedade. Em 2016 mudamos o posicionamento da marca da Comgás para retratar a evolução de uma história de desafios, conquistas e muito crescimento, da qual toda a sociedade faz parte”, afirma o diretor-presidente da Comgás, Nelson Gomes.
Somente em 2015, a Companhia investiu R$ 521 milhões – em média, 1,4 milhão a cada dia. Do total de investimentos, 73% foi destinado à expansão da rede. São aproximadamente 14 mil quilômetros de rede de distribuição. A Comgás está presente em 85 municípios em sua área de concessão: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.
A empresa começou sua trajetória em 1872, ano em que a inglesa San Paulo Gas Company recebeu autorização para prestar serviços públicos de iluminação em São Paulo. Em 1912, a companhia passou às mãos da canadense Light. Sua nacionalização ocorreu em 1959 e, na década seguinte, em 1968, a administração ficou com o município de São Paulo. Em 1984, a empresa foi assumida pela estatal Companhia Energética de São Paulo. O capital da companhia foi aberto em 1996 e suas ações estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desde 1997.
Em 1999, a Comgás teve seu controle acionário arrematado pelo consórcio formado pelo BG Group e pela Shell. Em 2012, a Cosan – uma das maiores corporações econômicas privadas do Brasil – adquiriu do BG Group 60,1% do capital social da Comgás. Hoje, a Cosan detém 61,73% do controle acionário da Comgás.