Receita da OceanPact aumenta 18% no 1º tri
Da Redação, de Brasília (com apoio da OceanPact) —
A OceanPact, uma das principais prestadoras de serviços do setor marítimo no Brasil, registrou uma receita líquida de R$ 335 milhões no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado. O Ebitda ajustado cresceu 88% em relação ao primeiro trimestre de 2022 e alcançou R$ 101 milhões.
O desempenho decorre principalmente da entrada em operação, ao longo do segundo semestre de 2022, das embarcações do tipo RSV, com veículos de operações remotas, os robôs submarinos (ROVs). Influenciou ainda o resultado o novo ciclo de diárias mais elevadas.
“Foi um período de conquistas importantes e, acima de tudo, de reafirmação do novo patamar de operações e resultados da empresa. O resultado reflete a eficiência das nossas operações e aprimoramentos em nossos processos internos”, afirma o CEO da companhia, Flavio Andrade.
Outro destaque significativo no trimestre foi a geração de R$ 54 milhões de caixa com as operações. A companhia encerrou o primeiro trimestre de 2023 com posição de caixa de R$ 168,2 milhões, um crescimento de R$ 12,2 milhões em relação ao último trimestre do ano passado.
Já os investimentos nos três primeiros meses do ano somaram R$ 50,9 milhões. Parte dos recursos foi usado na aquisição da EnvironPact (antiga O’Brien’s do Brasil) e o restante na preparação e manutenção de embarcações já contratadas, e na compra de sobressalentes para os ROVs.
No primeiro trimestre de 2023, a frota da OceanPact foi composta por 28 barcos, sendo 26 no segmento de Embarcações e 2 barcos no segmento de Serviços. A taxa de ocupação foi de 82% no período.
Para o CFO da empresa, Eduardo de Toledo, o início de 2023 tem se mostrado de “ventos a favor” no segmento. Na sua avaliação, os planos de crescimento dos clientes sugerem um aumento na necessidade de embarcações de apoio, em um mercado em que a oferta já se encontra limitada
“Mesmo com todas as sinalizações positivas, estamos com os pés no chão. Sabemos do histórico cíclico do setor, dos desafios globais e das incertezas econômicas no país. Permanecemos confiantes em nossa capacidade de superar obstáculos e prosperar. Nossa estratégia de rentabilizar o forte ciclo de investimentos realizado nos últimos dois anos permanece sólida e estamos comprometidos em continuar entregando valor a todos os nossos stakeholders”, conclui Toledo, que tem passagens por grandes empresas como Grupo Ultra, Klabin e CCR.
A OceanPact é uma empresa brasileira que desenvolve e implanta soluções nas áreas de meio ambiente, operações submarinas e apoio logístico e engenharia. Foi criada em 2007, no Rio de Janeiro, com foco na área de consultoria e resposta a emergências ambientais. Atualmente, a OceanPact participa de forma expressiva em operações de resposta a emergências em alto mar, no Brasil e em países da América Latina. São 15 filiais em oito estados brasileiros, e subsidiárias na Holanda, México, Reino Unido, Noruega e Uruguai.