Distribuidoras são premiadas pela Aneel
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) premiou, nesta quinta-feira, 25 de maio, as distribuidoras de energia elétrica com melhor avaliação na visão do consumidor. Prestigiada por mais de 1.070 pessoas, entre participantes online e presenciais, a cerimônia de entrega do Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor 2022 aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
O diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, destacou a importância da premiação como estímulo de melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados. “Este evento existe tão somente porque trabalhamos e vivemos o nosso trabalho para o consumidor de energia elétrica. Este é o maior evento do consumidor de energia elétrica do Brasil. Ao longo desses 23 anos, esta pesquisa é realizada pela Aneel e, continuamente, nós temos observado uma melhora a cada vez que a realizamos. Essa pesquisa melhora aspectos e nos mostra sinais importantes. Precisamos ter a humildade para reconhecê-los e utilizá-los para melhorar o serviço ao consumidor”.
Ainda em sua fala, Sandoval pontuou que o grande desafio, reconhecido pela diretoria colegiada da Agência e acrescentado à Agenda Regulatória 2023-2024, é o de melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor, que espera, além de um serviço contínuo de distribuição, um atendimento ágil e de excelência.
Representando o Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, o Secretário-Executivo do MME, Efrain Cruz, encerrou o evento parabenizando a Agência pela iniciativa e dizendo que a satisfação do consumidor de energia é o principal foco da atuação do MME no setor elétrico brasileiro. “Universalização, qualidade dos serviços e preços justos para os consumidores são as nossas bandeiras de atuação. Estamos trabalhando vigorosamente para que as distribuidoras de energia elétrica alcancem esses objetivos e primem pela qualidade no atendimento”. Também ressaltou a importância do Prêmio para a valorização das boas práticas relacionadas à qualidade no atendimento, e também a necessidade de essas boas práticas serem disseminadas no setor elétrico.
Distribuidoras do Grupo CPFL Energia foram reconhecidas com a conquista do “Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor 2022“, nas categorias Brasil, Sudeste e Sul, acima de 400 mil unidades consumidoras. As concessionárias e permissionárias vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho.
As avaliações sobre o desempenho das 105 concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada entre 05 de julho e 15 de outubro de 2022. Foram aferidas as opiniões de mais de 29 mil consumidores, em 632 municípios. Os consumidores manifestaram seu grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas empresas, avaliam a qualidade do fornecimento de energia e dos outros serviços prestados, além do atendimento e da confiança na distribuidora.