Eletrobras demite diretor acusado de fraude
Maurício Corrêa, de Brasília —
A Eletrobras distribuiu comunicado ao mercado, nesta segunda-feira, 03 de julho, informando que o vice-presidente de Comercialização de Energia, João Carlos de Abreu Guimarães, foi demitido da empresa.
Ele havia sido indicado no dia 31 de março, através de um comunicado da área de Comunicação da Eletrobras, o qual frisava que João Carlos e os demais executivos anunciados naquela data “passaram por um processo de assessment, conduzido por consultoria externa, objetivando identificar os melhores potenciais para a formação de um time de excelência, com forte engajamento e foco na promoção de uma cultura orientada à inovação e à geração de resultados”.
Assessment é uma ferramenta de trabalho utilizado pelas áreas de Recursos Humanos para identificar potenciais de executivos e traços comportamentais. Algumas semanas atrás, o nome de João Carlos de Abreu Guimarães apareceu numa matéria do jornal “Valor Econômico”, que o citava numa fraude praticada em operações do mercado de energia elétrica, na comercializadora Delta Energia, de São Paulo, envolvendo fundos financeiros. Ele era executivo da comercializadora. Segundo a matéria, a CVM, que supervisiona esses fundos, havia aberto uma investigação para apurar a denúncia.