MME comemora 63 anos de existência
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O Ministério de Minas e Energia (MME) comemorou, nesta quarta-feira, 26 de julho, 63 anos. Criado no dia 22 de julho de 1960 para trazer mais desenvolvimento e proteção à produção mineral e energética do Brasil, a Pasta está consolidada há muito tempo e contribui ativamente para o desenvolvimento do País.
Um evento marcou a data e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do secretário-executivo adjunto do MME, Fernando Colli Munhoz, e dos secretários nacionais de Transição Energética, Thiago Barral; de Energia Elétrica, Gentil Nogueira; de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes e de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vitor Saback.
Em seu discurso, Silveira destacou a honra de estar à frente de temas tão relevantes. Ressaltou, ainda, que apesar da função regulatória, a missão do Ministério de Minas e Energia é muito maior: participar ativamente do desenvolvimento do Brasil.
“Não se discute outra coisa no mundo que não seja a transição energética. O MME tem a missão de fazer do Brasil protagonista global neste tema. Além disso, nosso compromisso é garantir a segurança energética, estimular fontes renováveis e limpas, combater a pobreza energética, buscar tarifas justas e promover emprego e renda para nossa população. Só seremos bem-sucedidos se a transição energética produzir impacto social e econômico positivo para a nossa sociedade, em especial às pessoas mais vulneráveis e menos favorecidas”, disse.
Durante a celebração, foi assinada a Portaria Nº 740, de 26 de julho de 2023, que cria e regulamenta a concessão de condecoração para servidores e empregados públicos no âmbito do MME. Dividida em três categorias – Jubileu de Ouro, Prata e Bronze -, a homenagem é destinada a servidores com 35 anos ou mais de serviços prestados à Pasta, 30 a 34 anos ou 25 a 29 anos, respectivamente, de efetivo exercício na Pasta.
Silveira agradeceu o empenho dos servidores da Pasta e disse que a condecoração é um reconhecimento do trabalho prestado por esses servidores não só ao Ministério mas para todo o país.
“São vocês que ajudam no bom andamento do trabalho e na construção do Brasil mais desenvolvido e inclusivo, que todos sonhamos. Há muito para comemorar nestes 63 anos de história e nestes primeiros sete meses de gestão que começamos a escrever. Mas, sobretudo, há muito para conquistarmos. E contamos com vocês neste processo. Vamos juntos, com inovação, boas práticas de governança, transparência e sustentabilidade ajudar a reconstruir o Brasil”, finalizou.