Saudita Aramco entra no varejo no Chile
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aramco/PRNewswire/AE) —
A Aramco, uma das principais empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo, comprou 100% do capital da distribuidora Esmax, do Chile, que era controlada pelo Southern Cross Group, uma empresa de capital privado com foco na América Latina. A transação está sujeita a aprovações regulatórias.
A Esmax é uma varejista de combustíveis e lubrificantes diversificados no Chile. Sua presença nacional inclui postos de combustíveis no varejo, operações aeroportuárias, terminais de distribuição de combustíveis e uma planta de mistura de lubrificantes.
A aquisição planejada da Esmax pela Aramco seria seu primeiro investimento de varejo downstream na América do Sul, reconhecendo o potencial e a atratividade desses mercados e ao mesmo tempo avançando a estratégia da Aramco de fortalecer sua cadeia de valor downstream.
A iniciativa permitirá que a Aramco garanta pontos de venda para seus produtos refinados e ajude a expandir seus negócios de varejo internacionalmente. A aquisição também desbloquearia ainda mais novas oportunidades de mercado para lubrificantes da marca Valvoline, após a aquisição do negócio global da marca pela Aramco, em fevereiro de 2023.
Mohammed Y. Al Qahtani, presidente da Aramco Downstream, disse:”Este acordo é mais um marco em nossa estratégia para aumentar a presença downstream da Aramco globalmente e expandir nossos negócios de varejo, lubrificantes e comércio. Estamos entusiasmados com as oportunidades que ela apresenta, criando sinergias com nossos extensos sistemas de negociação e fabricação. Além disso, cria uma plataforma para lançar a marca Aramco no Chile e na América do Sul de forma mais ampla, liberando potencial significativo para capitalizar novos mercados para nossos produtos. A Esmax é uma empresa bem administrada no Chile com mais de 100 anos de experiência com ativos de qualidade e potencial de crescimento. Estamos entusiasmados por ter as pessoas excepcionais da Esmax se juntando à família Aramco à medida que continuamos a executar nossa estratégia”.