Eletrobras vai transferir softwares ao ONS
Da Redação, de Brasília (com apoio da Eletrobras) —
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Eletrobras e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) assinaram memorando de entendimento para início de estudos para avaliar a viabilidade de transferência para o ONS de softwares de planejamento e gestão da operação do sistema elétrico desenvolvidos e mantidos pelo Cepel. A assinatura, realizada com conhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ocorreu em 11 de outubro.
“Neste trabalho conjunto para avaliar a transição, vamos buscar uma rota que garanta a continuidade, a qualidade e a sustentabilidade dos modelos por meio de uma governança participativa dos agentes envolvidos no processo”, destacou o vice-presidente de Inovação, P&D, Digital e TI da Eletrobras, Juliano Dantas.
Com o documento, as três instituições se comprometem a desenvolver estudos para analisar a viabilidade técnica, financeira e jurídica para a transferência definitiva de propriedade, para o ONS, dos modelos computacionais assim como a avaliar um plano de transição. Estes modelos são de planejamento e operação elétrica e energética do setor, sendo aplicáveis, por exemplo, ao dimensionamento da geração e do sistema de transmissão de energia elétrica.
A análise deverá indicar também que modelos seriam mais adequados para uma transferência tecnológica e detalhar quais as etapas e condicionantes a serem cumpridas, assegurando que o processo seja seguro, equitativo e determine de forma evidente quais são os direitos e deveres de cada parte.