Silveira lança programa de eficiência em SP
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, do lançamento do Programa de Eficiência Energética do município de Hortolândia, em São Paulo. Ele destacou a sinergia e o trabalho integrado do Governo Federal com estados e municípios para acelerar a transição energética no país. Uma das ações do projeto em Hortolândia é a instalação de usinas fotovoltaicas nos prédios públicos para geração e consumo de energia mais barata e limpa nas unidades.
Silveira destacou que o evento realizado em Hortolândia é um exemplo importante da transição energética justa e inclusiva, levando benefícios diretos para a população.
“É um projeto que é protagonista no Brasil de eficiência energética, de busca da economicidade de energia, que também é repassada ao consumidor. Isso demonstra que o Brasil já é o grande protagonista da transição energética no mundo exatamente pela sua matriz limpa e renovável. E os municípios também reconhecem esta necessidade de dar essa eficiência na questão energética”, afirmou o ministro.
O programa, segundo o ministro, servirá de referência para o Governo Federal e para outras cidades do país trabalharem de forma inteligente e sustentável. Uma das ações do programa é a instalação de 21 usinas fotovoltaicas em prédios públicos, como unidades de saúde, escolas, ginásios, dentre outros. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos do município, que vão gerar uma economia de R$ 4 milhões.
“Hortolândia demonstra a importância das boas políticas do setor energético, é um protagonismo que tenho certeza que vai virar modelo para o Brasil inteiro. As usinas vão gerar energia mais barata, limpa e renovável, buscando também a sustentabilidade. Com a economia, os recursos poderão ser aplicados em novos investimentos, fazendo com que a transição energética seja justa e inclusiva”, destacou Silveira.
Renovação da frota
Outra iniciativa do Programa de Eficiência Energética de Hortolândia é a troca de veículos movidos à combustão da frota da Prefeitura e de parte da frota do transporte público, por veículos elétricos. A iniciativa, segundo o ministro, acompanha o Programa Combustível do Futuro, que tem o objetivo de se tornar o maior programa de descarbonização da matriz de transportes do planeta.
Segundo a prefeitura, os 20 veículos movidos à combustão da frota da Prefeitura serão substituídos por veículos elétricos até maio de 2024, economizando recursos e diminuindo a emissão de gases. O programa também prevê a troca de parte da frota de veículos do transporte público movidos à combustão por veículos elétricos. O programa também implantará na cidade 19 eletropostos para fazer o abastecimento de veículos movidos a energia elétrica.
O Programa de Eficiência Energética da Prefeitura também prevê outras ações, dentre as quais, a implantação de novas luminárias de LED em vários pontos da cidade. Com o programa, a expectativa da Prefeitura é reduzir em 10% a taxa de iluminação pública em 2024, o que irá gerar uma economia de R$ 12 milhões por ano ao município. Uma das ações já concluídas pelo programa foi a implantação de iluminação em LED na cidade, controlado por um sistema inteligente de telegestão.