Silveira vira notícia com mensagem à mídia
Da Redação, de Brasília —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou uma mensagem de Boas Festas aos jornalistas. A princípio isso não é notícia e diz respeito apenas ao relacionamento entre a mídia e Sua Excelência. Entretanto, vale lembrar que há cerca de um ano havia um Governo neste país que tinha o estranho prazer de tratar mal, com enorme falta de educação, profissionais da mídia em geral, que estavam apenas no cumprimento de suas tarefas diárias.
É bom ressaltar que esses pontapés verbais não eram dados pelos ex-ministros de Minas e Energia Bento Albuquerque e Adolfo Sachsida, que sempre souberam trabalhar em outro nível, compreenderam o trabalho jornalístico e respeitaram os profissionais que nela militam. Mas todo mundo lembra o festival de coices dados na mídia durante o Governo passado. Não é preciso nem dar nomes aos cavalos.
Por isso, um simples ato de educação, como este do ministro Alexandre Silveira, enviando uma mensagem de Boas Festas à imprensa, vira notícia. Porque é possível comparar com outros tempos.
Jornalista é um profissional como qualquer outro. Acerta e errra. Tem direito às suas preferências políticas, desde que não misture com o trabalho no dia a dia. E, quando se olha o nível do jornalismo praticado no Brasil e se observa o que existe em outros países, vê-se que aqui o jornalismo tem boa qualidade e é feito por pessoas sérias e trabalhadoras. A qualidade do jornalismo praticado no Brasil é reconhecida no resto do mundo.
O ministro Alexandre Silveira tem essa compreensão. Tanto que assinou uma mensagem de Boas Festas, na qual registra a sua “admiração e profundo respeito aos profissionais da imprensa comprometidos com a informação. Em Brasília e em todos os estados que passo, na minha função como ministro, vejo mulheres e homens trabalhando com afinco para informar as brasileiras e brasileiros com rapidez e compromisso com a verdade”, assinalou o ministro de Minas e Energia.
Simples assim. O trabalho da imprensa é perfeito? Não. O trabalho do ministro é perfeito? Também não. Mas existe algo chamado respeito no meio do caminho e assim as pessoas vão vivendo e trabalhando, cada um cuidando do seu pedaço.
Este velho editor e repórter aproveita e agradece a mensagem distribuída pelo ministro Silveira. E naturalmente retribui. Espera que ele seja sábio na hora de tomar as suas decisões e que faça sempre aquilo que é melhor para o País. Que tenha muita saúde, harmonia e muita disposição em 2024.
E que seja sempre um homem público tolerante e paciente, mesmo quando lê notícias que não são do seu agrado. Se for assim, sempre, já estará muito bom e o País agradece. Porque ninguém tem um pingo de saudade dos cavalos que pastaram durante bom tempo na Esplanada dos Ministérios.