UHE Santo Antônio testa última turbina
Da Redação, de Brasília (Com apoio da UHE Santo Antônio) —
Começaram no final de semana (sexta-feira, 14 de outubro) os testes da turbina de número 50, a última da Hidrelétrica Santo Antônio. Os testes foram autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que esta unidade geradora esteja pronta para entrar em operação comercial ainda neste ano, concluindo a motorização da hidrelétrica.
A turbina tem potência instalada de 69,590 Megawatts e faz parte do projeto de ampliação da hidrelétrica. As seis turbinas adicionais irão gerar 417 Megawatts de energia com exclusividade para Rondônia e Acre, proporcionando maior confiabilidade, estabilidade e segurança no fornecimento energético para a região, o que e contribuirá também para a atração de novos empreendimentos, ampliando a oferta de empregos e aumentando o conforto da população.
A Hidrelétrica Santo Antônio possui atualmente 44 turbinas em operação comercial.
Quando estiver em plena operação com as 50 turbinas em funcionamento, terá capacidade para produzir 3.568 Megawatts: energia suficiente para atender ao consumo de 45 milhões de pessoas. O investimento total para a implantação da hidrelétrica é da ordem de R$ 20 bilhões.
A UHE está localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO). Terceira maior geradora hídrica do país, a Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a Nº 1 em sustentabilidade, de acordo com avaliação da International Hydropower Association (IHA),organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que atesta a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos.