Redinter reduz acidentes de trabalho no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Redinter) —
A empresa de transmissão elétrica Redinter, por meio de sua subsidiária Argo Energia, empresa da qual detém 50% de participação, informou que conseguiu reduzir em 2023 a frequência de acidentes de trabalho em 47,6% em relação ao ano anterior, graças a um abrangente plano de segurança implementado em todas as suas operações no país.
Esta diminuição significativa reflete o compromisso contínuo da empresa com a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores, garantiu a Redinter. O programa de segurança adotado pela empresa inclui uma série de medidas proativas, como inspeções de segurança no local, um grupo de trabalho de segurança, diálogos mensais de segurança e a formação de um comitê dedicado à investigação de acidentes e incidentes.
Segundo dados do Instituto Nacional do Seguridade Social (INSS), o Brasil registrou 612 mil notificações de acidentes de trabalho em 2023. Esse número destaca a importância de iniciativas como as lançadas pela Argo. Em 2023, a empresa estabeleceu objetivos claros, medidos por indicadores como a Taxa de Frequência de Acidentes de Trabalho e o Índice de Gravidade para operações próprias e subcontratadas. Esta abordagem rigorosa resultou numa redução significativa da taxa de frequência de acidentes de trabalho em relação a 2022.
Dentre as ações realizadas pela empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) aconteceu em outubro de 2023, com foco no “Reforço da Cultura de Segurança”. Outro destaque é a campanha “Hábitos que Salvam”, que trabalha para reduzir os acidentes de trânsito, e distribui kits ergonômicos para prevenção de lesões no trabalho.
Inspeções de segurança em campo e um mutirão identificaram riscos, enquanto uma campanha de vacinação contra a gripe reforçou o compromisso com a saúde. No Diálogo Mensal de Segurança, foram discutidos 12 temas e criado um Comitê de Investigação de Acidentes e Incidentes para prevenir futuros incidentes.
Para Juan Collado, diretor da Redinter no Brasil, a empresa, por meio da Argo Energia, está comprometida com a segurança e o bem-estar de seus trabalhadores e terceiros. “No ano passado, trabalhamos quase 1,5 milhão de horas e o número de acidentes foi reduzido consideravelmente. Queremos reduzir ainda mais”, afirma o executivo.
A Rede constrói e opera redes de transmissão elétrica de alta tensão na América Latina há mais de 20 anos. Atualmente está presente no Peru, Chile e Brasil, onde administra mais de 7.600 quilômetros de circuito. A Argo Energía Empreendimentos e Participações administra 34 subestações e 4.213 km de linhas de transmissão de alta tensão no Nordeste do país.