Mercado mais tenso com CMO e bandeira
Da Redação, de Brasília —
Acendeu uma luz amarela no mercado elétrico, com o Custo Marginal de Operação (CMO) fixado em R$ 102,58 em todos os submercados. Nas duas semanas anteriores, o CMO tinha sido fixado em R$ 24,23 e R$ 18,01. Depois de quase três anos, segundo os dados do ONS, esta é a primeira vez que o CMO fica acima de R$ 100,00.
Junto com o aumento do CMO, veio a informação que a Aneel fixou a cor da bandeira tarifária para julho como amarela, o que também acontece pela primeira vez desde abril de 2022, segundo a agência reguladora.
Com o início do inverno e do período seco no Sudeste, esses números mostram que vêm por aí momentos de estresse envolvendo a elevação do PLD e o preço da energia elétrica.
Isso às vezes acaba em confusão e dificuldades empresariais, pois alguns operadores do mercado se esquecem que existem ocasiões em que falta água nos reservatórios e os preços da energia elétrica vão para as nuvens.
Tem gente que às vezes quebra nesses momentos de estresse. Este site não gosta de ver o circo pegar fogo e nem gosta de atrair coisa ruim, mas o fato é que os mais afoitos costumam quebrar nesses momentos de escassez de água nas hidrelétricas, pois fazem planos financeiros irreais e aí não tem jeito: a vaca vai pro brejo.