Brasil celebra parceria com a China em energia
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira, 1º de agosto, em Brasília, do evento “Brasil e China: 50 anos de amizade”, que celebra as cinco décadas de parceria entre os dois países. Silveira destacou a parceria com o país asiático e os investimentos realizados no Brasil, principalmente nos setores de energia e combustíveis.
“O Brasil é solo fértil para investimentos, todos sabem da nossa posição geopolítica, da estabilidade jurídica e das nossas potencialidades. Além disso, com o presidente Lula, o país voltou a dialogar com o mundo e sair do isolamento global, retomando a sua credibilidade. E a China tem sido grande parceira nos investimentos no Brasil”, afirmou o ministro.
Silveira ainda lembrou os recentes investimentos realizados pela China no setor elétrico nacional. Quase um terço dos leilões de linhas de transmissão realizados nos últimos 18 meses pelo governo foi vencido por empresas chinesas, que irão aportar cerca de R$ 20 bilhões em terras brasileiras. E, na última quarta-feira, 31 de julho, cerca de 50% dos R$ 17 bilhões arrecadados com o leilão de petróleo da União em 2025 também foram por meio dos chineses.
“Estamos revigorando nossas parcerias estratégicas, demonstrando as nossas potencialidades e aproveitando para buscar o equilíbrio entre o capital chinês investido aqui e a tecnologia e inteligência chinesa para o nosso país, para que a gente possa também gerar emprego e agregar valor aos nossos produtos”, destacou Alexandre Silveira.