Abradee quer premiar Enel SP
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) divulgou os nomes das distribuidoras que, no próximo dia 22, serão premiadas, em Brasília, pela qualidade das suas operações.
Em uma cerimônia que será realizada no Clube Naval, serão entregues os prêmios Abradee 2024 em diversas categorias: Saúde e Segurança (menção honrosa), ESG, Qualidade da Gestão, Gestão da Inovação, Avaliação pelo Cliente, Gestão Operacional, Gestão Econômico-Financeira e Evolução do Desempenho.
Os critérios adotados pela Abradee para indicar os potenciais vencedores são no mínimo estranhos ou duvidosos.
Afinal, a Enel São Paulo, uma concessionária que se destacou, neste ano, por ser exatamente um caminhão de problemas, está relacionada entre as distribuidoras que eventualmente poderão receber o Prêmio Abradee na categoria “Gestão da Inovação”.
A pergunta que não pode deixar de ser feita é a seguinte: o que a Abradee entende exatamente como “gestão da inovação” para indicar ao prêmio uma distribuidora complicada como a Enel São Paulo?
Este site tenta entender o critério aplicado pela associação e arrisca antecipar várias respostas:
- É não atender convenientemente os seus consumidores;
- É deixar de realizar investimentos adequados na rede de distribuição de São Paulo, ao mesmo tempo que o balanço da empresa, na Itália, apresenta um lucro de 4,14 bilhões de euros no primeiro semestre;
- É motivar uma carta do ministro de Minas e Energia para a diretoria da Aneel, pedindo uma investigação especial sobre a empresa, que poderia até resultar na caducidade da concessão;
- É implorar pela intervenção do governo italiano, que passou a pressionar o governo brasileiro, através dos canais diplomáticos, para não cassar a concessão da Enel São Paulo;
- É tudo isto.
No quesito “Gestão da Inovação”, a Enel São Paulo vai disputar o prêmio com as distribuidoras Copel, Cosern e Elektro.
“O Prêmio Abradee não apenas celebra a excelência das empresas do segmento de distribuição de energia, mas também funciona como um catalisador para o contínuo aperfeiçoamento das práticas e gestão das companhias”, afirma o presidente da associação, Marcos Madureira.
“Estamos orgulhosos de incentivar e reconhecer iniciativas que elevam o padrão de serviço e contribuem para a qualidade de vida e bem-estar da população brasileira.”, destaca um release encaminhado pela associação.