Como ficou o bônus de Itaipu para o RS?
Da Redação, de Brasília —
A área técnica da Aneel sugeriu em maio passado que o valor referente ao bônus de Itaipu, que por lei deve ser rateado entre todos consumidores do sistema interligado nacional, fosse excepcionalmente direcionado apenas às cidades afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Tal valor a ser repartido este ano estava na casa de R$ 1.2 bilhão.
Uma fonte explicou que, pelas simulações da área técnica o valor iria cobrir de 2 a 3 meses de faturas dos consumidores do RS. O MME então teria solicitado uma minuta de medida provisória, que foi submetida pronta e detalhada para o ministério pela área técnica. Tal MP era necessária para que a lei de rateio do bônus fosse afastada para mudar a destinação de tais recursos.
Após diversas cobranças uma minuta mal redigida retornou. Porém, o assunto nunca foi pra frente e nenhuma medida provisória foi publicada para ajudar os consumidores do RS. Dentro da Aneel, tem gente que atribui esse desinteresse ao fato de talvez o estado do RS ser governado pela oposição.