MME inaugura usina solar no edifício-sede
Da Redação, de Brasília –
O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, inaugurou nesta quinta-feira, 17 de novembro, uma pequena usina solar fotovoltaica instalada no telhado do edifício-sede, em Brasília. A usina, que suprirá parte das necessidades de energia do prédio, surgiu como consequência de um acordo de cooperação técnica entre o MME e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Em breve discurso, o ministro disse que espera que outras edificações do Governo Federal no País possam seguir o exemplo. Só os gastos mensais das Forças Armadas e do Ministério da Educação com a conta de luz somam cerca de R$ 1 bilhão.
“Nós temos ainda um longo caminho para percorrer. Não podemos lutar contra as inovações tecnológicas, como a geração distribuída, e nosso papel aqui no MME é arbitrar e harmonizar essa transição, para que todos possam juntos chegar à outra margem do rio, tentando atender às expectativas de todos e atendendo aos nossos compromissos”, disse o ministro.
Com o projeto, o MME passará a compensar parte da eletricidade que consome através de geração própria, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, incentivo disponível a toda a população brasileira. Foram instalados 154 painéis solares (1,0 x 1,64 m), sem a alocação de recursos do Orçamento do Governo Federal. O investimento, estimado em de R$ 400 mil, foi viabilizado pela Absolar e seus associados. A potência de geração da mini usina é de 69 kW, ou 60 kWp (quilowatts pico), que representa por volta de 5% a 7% do consumo do edifício.