Silveira é ou não é puxa saco?
Uma definição captada na internet diz que puxa saco é aquele que “está sempre buscando alcançar resultados por meio da bajulação, elogiando os chefes, fazendo trabalhos desnecessários, e, de maneira geral, fingindo quaisquer comportamentos que ela pense que irá agradar os superiores”.
Houve um protesto generalizado da parte de alguns leitores deste site a respeito da mensagem que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou ao presidente Lula por ocasião do 79ª aniversário do PR.
Quando este site disponibilizou a mensagem de Silveira a Lula, na seção “O que se diz”, teve o cuidado de não adjetivar nada. Apenas transcreveu a matéria disponibilizada pela Agência Estado aos seus assinantes, entre os quais o site Paranoá Energia.
Entretanto, não faltaram leitores que entraram em contato com o site para dizer que a mensagem de Silveira era um exemplo eloquente de puxa-saquismo. De fato, vendo a definição de puxa saco que está na internet, é possível concluir, sim, que, da parte do ministro, é puxa-saquismo de primeira linha.
Este site entende que o ministro de Minas e Energia tem todo o direito de admirar quem quer que seja. Também tem o direito de ser puxa saco, como parece ser este caso de Lula.
Se fossem apenas amigos, não seria puxa-saquismo. Mas existe uma relação de subordinação hierárquica. Então, sim, Silveira é puxa saco. Afinal, como ministro Silveira se subordina hierarquicamente ao presidente Lula. Foi nomeado por ele.
Quando uma emissora de TV entrevistou, neste domingo, o candidato a prefeito eleito em Belo Horizonte (no caso, reeleito), Fuad Noman, apareceu um cidadão ao seu lado, usando um boné branco com a inscrição “Sou Lula”, em vermelho. Este cidadão era a cara do ministro de Minas e Energia.
O site não tem certeza se o cidadão do boné era ou não Alexandre Silveira. Mas, caso tenha sido, este site entende que é a prova incontestável que o ministro é, sim, puxa saco do presidente. E, para não deixar dúvidas, repete aqui a mensagem de Silveira para Lula no dia do aniversário:
“Vida longa ao maior líder da história do País. Parabéns, presidente Lula , graças ao senhor voltamos a sorrir, a ter esperança… É uma honra poder fazer parte dessa caminhada. Que sua liderança permaneça inspirando a todos por onde quer que passe”, escreveu o ministro de Minas e Energia, segundo matéria disponibilizada aos assinantes pela Agência Estado.