Interesse nas cooperativas de energia solar
O bom exemplo que vem da cidade paraense de Paragominas, onde foi constituída a Coober, primeira usina solar do Brasil na modalidade de uma cooperativa, despertou grande interesse em várias partes do Brasil.
Este site apurou que profissionais de várias áreas, de cinco estados e do Distrito Federal, têm conversado com os dirigentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para entender o processo, pois tem interesse em implantar projetos semelhantes ao da Coober.
Além de Brasília, os entendimentos da OCB estão sendo mantidos com residentes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Em Goiás, como não poderia deixar de ser, o interesse vem da cidade de Alto Paraíso, conhecida nacionalmente por ter entre a sua população uma boa quantidade de pessoas esclarecidas, adeptas de hábitos de vida ligados à natureza e, nesse contexto, como consumidores, querem utilizar uma energia que não destrua o meio ambiente, as nascentes dos rios ou as populações indígenas e preserve a natureza de modo geral.