Abraceel agitada com eleição de março
A eleição direta para o Conselho de Administração da associação dos comercializadores de energia elétrica, a Abraceel, está marcada para o dia 08 de março, em São Paulo. Mas a associação já está bastante agitada embora faltem quase 60 dias para a escolha dos oito conselheiros, inclusive do presidente.
Este site apurou que, nesta terça-feira, em São Paulo, quando se discutiu a questão se a associação patrocina ou não uma ação judicial contra a republicação da PLD, nos bastidores tinha gente que estava mais interessada em falar sobre eleição para o Conselho.
Nesta quarta-feira, este site saiu em campo para ouvir dos comercializadores o que pensam sobre a republicação, mas foi difícil conduzir as conversas, que invariavelmente se direcionavam para a eleição de 08 de março. Os atuais conselheiros devem estar com as orelhas fervendo, porque tem muito associado bravo principalmente com o fato de o Conselho ter jogado para o conjunto dos associados a decisão de entrar com ação no caso do PLD, quando o Estatuto Social diz claramente que isso é atribuição do Conselho. Mas também tem comercializador que gostou da decisão, por considerá-la mais democrática.
Não se pode negar que os próximos dois meses vão se caracterizar por fortes emoções dentro da Abraceel e tudo indica que essa poderá ser a eleição mais disputada da história da associação, desde a introdução do voto direto. No início dos anos 2 mil, quando a associação ainda era pequena e pouco representativa, com poucos associados, a governança era diferente. Dava mais trabalho do que satisfação ser conselheiro da Abraceel. Tanto que havia gente que saía correndo quando percebia que seria convidado para ser conselheiro.
Hoje, é muito diferente. A associação cresceu, ganhou representatividade e é bastante respeitada. Participa dos fóruns mais importantes do setor elétrico brasileiro e seus conselheiros e diretores são recebidos com facilidade pelas autoridades em geral, do setor elétrico ou não. Embora não seja remunerado, o cargo de conselheiro da Abraceel é disputado, pois dá prestígio a quem o possui. E é isso que está em jogo.
Aliás, nesta quarta-feira um comercializador lembrou a este site que no dia 08 de março, dia da eleição da Abraceel, também será comemorado o “dia da mulher” e que talvez já seria a hora de se eleger uma mulher para o Conselho da associação. Para que isso aconteça, entretanto, em primeiro lugar é preciso que as eventuais candidatas sejam representantes oficiais de suas empresas perante a Abraceel. Em segundo lugar, devem manifestar o interesse pela candidatura, além de cabalar os votos internamente, pois trata-se de eleição muito disputada.
Como as candidaturas já estão abertas, a palavra está com as senhoras e senhoritas que participam das empresas associadas à Abraceel.