Planalto articula mudança na UHE Itaipu
Da Redação, de Brasília —
O Palácio do Planalto já liberou a informação que trata da troca de comando na Itaipu Binacional. Luiz Fernando Vianna, que vinha presidindo a estatal paranaense Copel, será o novo diretor-geral da parte brasileira, substituindo Jorge Miguel Samek, indicado pelo PT, que se eternizava no cargo desde 2003. Airton Dipp, outra indicação do PT, que ocupava a diretoria-técnica executiva, cederá a vaga para Marcos Antônio Baumgartner.
De acordo com o Palácio do Planalto, o diretor jurídico de Itaipu, o advogado Cezar Eduardo Ziliotto, será trocado por Marilice Perazzoli Collin, enquanto a Diretoria Administrativa — que estava vaga com a morte do titular, Edésio Passos (suplente da senador Gleisi Hoffman e que tinha sido uma indicação petista) — passará ao controle de Rubens de Camargo Penteado.
Marcos Stamm assumirá a diretoria-financeira executiva, no lugar de Margaret Luchetta Groff, também indicada pelo Partido dos Trabalhadores. E, na diretoria de coordenação, o ex-deputado federal do PT Nelton Friedrich será substituído por Ramiro Wahrhaftig.