Gazprom lança edição do “Futebol pela Amizade”
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Gazprom) —
A companhia russa de energia “Gazprom” anuncia um projeto institucional, o qual mostra que para aplicar boas ideias nem sempre é necessário gastar um caminhão de dinheiro. Parceira oficial da Fifa e da Copa do Mundo de Futebol 2018, a Gazprom — que é uma gigante na área de gás natural, sendo a maior exportadora do mundo — anunciou a quinta temporada do programa social internacional infantil Futebol pela Amizade.
A edição de 2017 do programa será realizada em São Petersburgo, na Rússia, entre 26 de junho e 03 de julho. Na nova fase, o projeto vem com grande ampliação: o número de países participantes dobrou, passando de 32 para 64.Este ano também marca a estreia do México e dos EUA no Futebol pela Amizade. O projeto reúne agora jovens jogadores da África, Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América Latina.
A quinta temporada terá novo formato. Ao invés de representar times de futebol de diferentes países, os jovens jogadores estarão agrupados em oito equipes internacionais: os Times da Amizade. Durante o sorteio aberto, foi definida a composição dos times e as posições dos jogadores. A escolha individual dos jogadores será realizada durante a “Corrida de Revezamento da Amizade”. O comitê organizador internacional do programa, em conjunto com as federações nacionais de futebol, escolherá os jovens jogadores que irão representar o seu país em 2017.
Times com oito membros serão formados por meninos e meninas, inclusive portadores de necessidades especiais, entre 12 e 14 anos.O sorteio foi realizado por meio de uma teleconferência com transmissão online. Participaram da cerimônia jovens treinadores de Seleções da Amizade: Miguel Babic (16 anos, Rússia), René Lampert (15 anos, Eslovênia), Stefan Maksimovic (15 anos, Sérvia), Felipe Soares (17 anos, Portugal), Charlie Sui (12 anos, China), Vladimir Herzog (16 anos, Suíça), Igor Gritsuk (14 anos, Ucrânia) e Brandon Shabani (15 anos, Reino Unido), assim como a representante do centro de imprensa internacional do projeto, Lília Matsumoto (15 anos, Japão).
“Participei da temporada de 2016 do projeto, como jogador. Estou muito feliz, pois o projeto abre novas possibilidades para todos os seus jovens embaixadores Se eu tivesse 12 anos, faria tudo para estar na nova temporada e jogar bola com os outros garotos”, disse René Lampert, jogador da equipe de juniores do time de futebol “Maribor”.
Em 25 de abril, milhares de adultos e crianças se reunirão ao movimento para celebrar o Dia Internacional do Futebol e da Amizade. Cada um deles vai usar o símbolo oficial do projeto: a Pulseira da Amizade, feita com fitas azuis e verdes entrelaçadas, simbolizando a igualdade e o compromisso com um estilo de vida saudável. No dia 1º de julho, em São Petersburgo, será realizado o Campeonato Internacional Futebol pela Amizade, reunindo em campo meninos e meninas de diferentes nacionalidades e capacidades físicas.
No dia 2 de julho, será realizado o 5º Fórum Infantil Internacional “Futebol Pela Amizade”, no qual as crianças poderão discutir com jogadores de futebol e com jornalistas sobre como promover os valores do programa ao redor do mundo. No final da quinta temporada, os participantes vão assistir à final da Copa das Confederações da Fifa 2017, na Arena Zenit, em São Petersburgo.
Como ocorre todos os anos, o Centro de Imprensa Juvenil Internacional vai funcionar ao longo de toda a temporada. Jovens jornalistas vão cobrir os eventos principais com seus “colegas” repórteres adultos. “A Gazprom implementa projetos globais com a orientação para o futuro, e o projeto ‘Futebol pela Amizade’ corresponde exatamente a esse alvo. Em quatro anos, o número de países participantes aumentou oito vezes. Este ano, em São Petersburgo, reúnem-se jovens jogadores de quatro continentes. Isso significa que o valor do nosso projeto social fica claro e importante para crianças e adolescentes em todo o planeta”, disse Alexey Miller, presidente da Comissão de Gestão da Gazprom.”
“A iniciativa da Gazprom dará a crianças do mundo todo a oportunidade de serem ouvidas. Apoiamos totalmente as metas e os valores centrais do projeto “Futebol pela Amizade”. Estamos muito satisfeitos em contribuir com todas as iniciativas da comissão organizadora do programa Futebol pela Amizade antes da Copa do Mundo Fifa de 2018″, disse o diretor comercial Philippe Le Floch.