Comgás mostra vantagens do GN para prefeituras
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Comgás) —
Em encontro anual de prefeitos, realizado em Campos do Jordão (SP), a Comgás mostrou as vantagens do gás natural na busca de soluções a gás natural para a administração pública, nas áreas de mobilidade urbana, sustentabilidade e eficiência energética. A iniciativa da Comgás ocorreu durante o 61º Congresso Estadual de Municípios, evento que acontece até esta sexta-feira, na cidade serrana de São Paulo.
“O gás natural é uma energia que transforma por conta de sua economia, segurança, versatilidade, confiança, fornecimento ininterrupto e queima limpa”, comentou o diretor comercial da Comgás, Sergio Luiz da Silva, que apresentou aos representantes de cada município a versatilidade do GN durante palestra no Encontro.
“Somos uma empresa de serviços e soluções em energia e atuamos como consultores, apresentando à administração pública alternativas energéticas para uma gestão eficiente de um município. São, por exemplo, sistemas de geração de energia, cogeração e climatização. E também na área de transporte público e mobilidade urbana, além de usos como cocção (cozinhas de escolas e centros esportivos, por exemplo), aquecimento de água para chuveiros e piscinas, vapor para caldeiras de lavanderias”, completa Silva.
Na palestra, o diretor da Comgás também falou sobre as vantagens do Gás Natural Veicular (GNV) para o transporte e as frotas públicas e os benefícios que os centros urbanos podem ter com a conversão de veículos para o gás natural – a economia é acima de 50% em relação aos combustíveis líquidos.
“O uso do GNV já é uma realidade no transporte coletivo de cidades importantes nos Estados Unidos, Europa e América do Sul, por conta das vantagens ambientais, econômicas, de mobilidade urbana e para a saúde pública”, explica Silva.
“No Brasil, essa tecnologia já está disponível com montadoras que fabricam ônibus que rodam com GNV. E é uma solução perfeita para as prefeituras, que podem adotar o gás natural nos veículos de sua própria frota. O GNV, além da alta tecnologia, segurança e qualidade, proporciona um rendimento muito maior por quilômetro rodado e uma eficiência maior nos gastos públicos com combustíveis”, acrescenta o Diretor Comercial da Comgás.
O uso do GNV em substituição ao diesel pode reduzir em até 90% a emissão de poluentes locais como o NOx e 85% a menos de material particulado responsável que contribui para doenças cardiovasculares, respiratórias e perda de produtividade, entre outras. O GNV também diminui o ruído emitido por esses veículos.
Segundo a Comgás, em cidades como Los Angeles e Washington (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Gotemburgo (Suécia), Lima (Peru) e Cali (Colômbia) já adotam o GNV em seus sistemas de transporte público.
No Brasil, em São José dos Campos, está em teste um ônibus da marca Scania movido 100% a gás natural veicular. O modelo já passou por cidades como Sorocaba e Recife e em breve seguirá para demonstração na capital, São Paulo.
Frotas coorporativas de empresas privadas também vêm aderindo ao GNV. Nos últimos dois anos, importantes empresas converteram sua frota ou parte dela para o gás natural, como Algar, CCR, Elektro e Ambev. A competitividade do uso do gás natural também permite ganhos econômicos. Ele chega a ser 57% mais barato que o etanol e acima de 50% em relação à gasolina.
A Comgás conta com uma solução para a chegada do gás natural a municípios por onde ainda não passa uma rede de gasodutos. A iniciativa, chamada de “Gasoduto Virtual”, vem sendo aplicada em Campos do Jordão, primeiro município na área de concessão da Comgás a receber os benefícios desse tipo de projeto em diversos segmentos (industrial, comercial e residencial).
A iniciativa permite o atendimento da cidade sem que tenha sido necessário instalar um gasoduto interligando a rede existente em Taubaté ao município.
O projeto foi iniciado em Campos do Jordão no segundo semestre de 2015, a partir de uma parceria com a Prefeitura. A Comgás instalou uma unidade de abastecimento na entrada da cidade e começou a construir uma rede de tubulações ao longo das principais vias locais até o Capivari.
O carregamento da unidade de abastecimento é feito por caminhões específicos, que transportam o gás natural comprimido (GNC) a partir de uma base em Itatiba. Em Campos do Jordão, o GNC é descomprimido, tem sua pressão reduzida e, na sequência, é distribuído aos clientes.