Distribuidoras recebem Prêmio Abradee
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Abradee) —
Não faltou vibração e torcida na 19º edição do Prêmio Abradee, cuja cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 29 de junho, em Brasília. Com apresentação da jornalista Giuliana Morrone, o anúncio das vencedoras era aguardado com muita expectativa a cada categoria. Participaram do evento os principais nomes do setor elétrico brasileiro, com representantes do Governo, de entidades da área e das empresas de distribuição. Além disso, contou com o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, que fez a entrega do Prêmio à empresa vencedora da categoria Nacional de até 500 mil consumidores, a CPFL Santa Cruz. O ministro anunciou a publicação do decreto que visa facilitar o processo de emissão de debêntures incentivadas para as distribuidoras de energia, notícia que foi muito bem recebida e comemorada pelo segmento.
O secretário executivo do MME, Paulo Pedrosa, o diretor geral da Aneel, Romeu Rufino; o diretor geral do ONS, Luiz Eduardo Barata; e o presidente do conselho da CCEE, Rui Altieri, e o embaixador do Canadá, Riccardo Savone, também participaram da cerimônia de entrega dos prêmios. Dentre as finalistas da categoria Nacional do grupo de empresas com mais de 500 mil consumidores, ergueram os troféus a Elektro e a Energisa Paraíba. Neste mesmo segmento, também foram vencedoras em outras categorias a Copel, Enel Ceará, EDP São Paulo, Energisa Sergipe, Energisa Mato Grosso, RGE e Energisa Mato Grosso do Sul. No grupo de distribuidoras com até 500 mil consumidores, a grande vencedora nacional foi a CPFL Santa Cruz, e nas demais categorias, venceram a Energisa Borborema, e Sulgipe.
O Prêmio Abradee tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), realiza há quase duas décadas a entrega do prêmio, contando com a parceria dos institutos Ethos e Innovare Pesquisa, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
O ranking para a premiação é elaborado por meio de apuração de dados ao longo do último ano, com a colaboração das concessionárias associadas à Abradee. As informações coletadas referentes aos processos de gestão, operação e qualidade são analisadas e auditadas. Também são considerados os resultados da Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial.
A partir deste levantamento, são homenageadas as empresas de distribuição de energia que mais se destacaram no cenário nacional, com resultados em diversas categorias divididas em dois grupos. Um deles composto por concessionárias com até 500 mil consumidores e outro grupo com mais de 500 mil clientes.