Coober representada em seminário na Baviera
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Coober) —
O advogado Raphael Vale, presidente da Cooperativa de Energia Renovável (Coober), de Paragominas (PA), é um dos participantes do seminário técnico sobre energias renováveis que se inicia nesta segunda-feira, 10 de julho, em Munique, promovido pela Secretaria de Economia e Mídias, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera, na Alemanha.
O evento termina na próxima sexta-feira, dia 14 de julho. Entre outros destaques, a programação prevê uma visita à vila modelo de energias renováveis, onde serão apresentados projetos relacionados com o aproveitamento de energia solar fotovoltaica, energia eólica, produção de biogás e uma mini-hidrelétrica. Os participantes também conhecerão projetos de veículos elétricos, eletromobilidade, mini-usinas para hotéis e prédios e de transformação do lixo em energia.
Uma informação disponibilizada aos participantes assinala que, com mais de 8 milhões de km quadrados, o Brasil é cerca de 24 vezes maior do que a Alemanha. Nesse contexto, as fontes de energia renováveis podem de forma decisiva contribuir para o abastecimento energético em áreas remotas do Brasil. O uso de energias renováveis para a geração de energia elétrica possui uma forte tradição na Baviera, particularmente no aproveitamento do potencial hídrico.
Além de fontes como recursos hídricos, são aproveitadas para a geração de energia elétrica especialmente a biomassa, a energia fotovoltaica, eólica e, de forma crescente, também a geotermia. O estado da Baviera conta com mais de 950 empresas que se dedicam à tecnologia ambiental, quase 200 delas especializadas na área de energias renováveis.