Siemens e AES se juntam na Fluence, para armazenar energia
A Siemens AG, da Alemanha, e AES Corporation, dos Estados Unidos, anunciaram nesta terça-feira, 11 de julho, um acordo para a formação de uma nova empresa global de tecnologia e serviços de armazenamento energético com o nome de Fluence. A joint-venture reunirá a experiência de 10 anos da AES em definição de setor, implantando armazenamento energético em sete países, com um século de liderança de tecnologia energética da Siemens e sua presença mundial de vendas em mais de 160 países.
Combinando as comprovadas plataformas de armazenamento energético AES Advancion e Siemens Siestorage com serviços expandidos, a Fluence oferecerá aos clientes uma ampla variedade de opções para atender os desafios de um cenário de rápida transformação energética. A empresa permitirá aos clientes, em todo o mundo, navegar melhor pelo setor de armazenamento de energia fragmentado, mas em rápido crescimento e atender suas necessidades urgentes para soluções de armazenamento energético escaláveis, flexíveis e competitivas.
Siemens e AES terão o controle conjunto da empresa com cada uma tendo participação de 50%. A sede global da Fluence estará localizada na região de Washington, DC com escritórios adicionais em Erlangen, Alemanha, e cidades selecionadas em todo o mundo. A transação deverá estar concluída no último trimestre de 2017, sujeitas às aprovações regulatórias e outras.
A Fluence vai operar de modo independente de suas empresas-mãe, combinando as capacidades e conhecimentos robustos do grupo de soluções de armazenamento energético baseadas em baterias da Siemens sob a Divisão de gestão energética com a subsidiária da AES, AES Energy Storage. A AES e a Siemens estão classificadas, no momento, entre as integradoras líderes de armazenamento energético pela Navigant Research.
Juntas, as duas empresas implementaram ou ganharam 48 projetos, totalizando 463 MW de armazenamento energético baseado em bateria ao longo de 13 países, incluindo o maior projeto do mundo de armazenamento energético baseada em bateria de íons de lítio, próximo a San Diego, Califórnia.
“À medida que o mercado de armazenamento energético se expande, clientes enfrentam o desafio de encontrar uma parceira tecnológica confiável com portfólio adequado e um profundo conhecimento do setor energético. A Fluence preencherá esta importante lacuna no mercado. Com o alcance global de uma força de vendas com experiência internacional, bem como com a plataforma tecnológica líder Siestorage da Siemens à sua disposição, a Fluence estará perfeitamente equipada para atender a este interessante mercado,” diz Ralf Christian, CEO da Divisão de gestão energética da Siemens.
“Nos últimos 10 anos a AES tornou-se líder global em armazenamento energético baseada em bateria, utility-scale. A plataforma Advancion da AES está presente hoje em sete países, com mais de 200 MW de implementação de armazenamento energético, incluindo o maior sistema instalado do tipo no mundo,” diz Andrés Gluski, presidente e CEO da AES. “A parceria com a Siemens para formar a Fluence oferecerá aos pequenos e grandes clientes uma gama completa de soluções de armazenamento energético comprovada e inovadora em mais de 160 países. Isso vai acelerar a integração de energias renováveis na futura rede energética.”
O setor de armazenamento de energia ligada à rede deve se expandir de uma capacidade total instalada de três gigawatts (GW) no final de 2016 para 28 GW em 2022, de acordo com a IHS Markit, equivalente à eletricidade usada por 18,6 milhões de famílias. Ao incorporar o armazenamento energético pela rede de energia elétrica, instalações e comunidades ao redor do mundo otimizarão seus investimentos em infraestrutura, aumentarão flexibilidade e resiliência da rede e acelerarão a integração rentável de geração de eletricidade renovável.
Cada uma das plataformas tecnológicas AES Advancion e Siemens Siestorage suporta uma infinidade de aplicativos de armazenamento energético, representando juntas uma sequência de escolhas para os clientes que é líder no setor. A Siemens traz sua experiência em aplicações de microrrede (microgrid) e fracionamento de rede (islanding), tecnologias renováveis híbridas, capacidade de reposição de serviço (black-start) e redução de picos de consumo, construindo um conhecimento íntimo das necessidades energéticas dos consumidores como líder mundial em fabricação de equipamentos originais (OEM).
A AES agrega seu profundo conhecimento de soluções de armazenamento de energia em baterias em grande escala para capacidade máxima flexível, serviços auxiliares como regulação de frequência, confiabilidade de transmissão e distribuição, aplicações de integração de fontes renováveis de energia que datam de uma década e representação de vários das maiores instalações de armazenamento de energia no mundo.