Panasonic Brasil entra em cogeração
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Panasonic) —
A Panasonic Brasil assumiu o controle integral da Union Rhac e agora a multinacional japonesa passa a oferecer soluções de ponta a ponta para sistemas de climatização e geração de energia elétrica a gás natural e biogás para médias e grandes empresas
Fundada em 1992, a Union Rhac é uma empresa de engenharia voltada para sistemas de cogeração, geração de energia elétrica e sistema de resfriamento através de chillers por absorção, com mais de 80% do market share no segmento. A companhia oferece soluções energéticas para grandes edifícios comerciais e indústrias. Em 2016, o faturamento de vendas da UR atingiu R$ 22 milhões. Para 2017, projeta-se um crescimento de 7%. Já em 3 anos, a meta é alcançar um resultado entre 20 e 30% maior do que em 2016.
“A Panasonic está expandindo sua presença B2B no mercado. A estratégia é alinhada globalmente e marca um novo posicionamento da empresa para os 50 anos de Brasil. Ao adquirir a UR, o objetivo é fornecer soluções completas aos clientes – não apenas produtos, mas atendê-los em toda a cadeia desde concepção do projeto à manutenção”, afirma Michikazu Matsushita, presidente da Panasonic do Brasil.
A UR é comandada pelo seu fundador José Carlos Felamingo. Conta com 80 funcionários, sendo que 40% estão na matriz da empresa, localizada em Barueri, na Grande São Paulo. Além disso, há profissionais alocados em diversas regiões do país para dar suporte nessas localidades.
Matsushita ressalta que “a Union Rhac continuará atuando independentemente, em Barueri. Futuras contratações ainda serão analisadas, mas não haverá corte de funcionários. A aquisição não é uma sobreposição de empresas e estruturas, e sim uma adição dos serviços da Union Rhac à Panasonic Brasil”.
José Carlos Felamingo continuará na liderança da companhia e os atuais acionistas serão membros do conselho. Contudo, a empresa passa a ser 100% da Panasonic, respondendo tanto à matriz no Japão quanto à filial brasileira, administradora.
“A Panasonic do Brasil foi a empresa cujos objetivos, valores e visão de mercado mais se aproximam e complementam os da UR. A Panasonic oferece à UR oportunidade de abertura de novos negócios na área de energia”, complementa José Carlos Felamingo, fundador e atual presidente da Union Rhac.
Dentre os países latinos, o Brasil é o que tem maior demanda por condicionadores de ar comerciais, com potencial de crescimento exponencial. Nos últimos anos, assim como no Japão, o país tem tomado medidas para suprir as demandas energéticas e promovendo gás natural.
A Panasonic conseguirá, através da UR, oferecer ao mercado brasileiro a solução completa de energia utilizando chillers por absorção. Hoje, a Panasonic do Brasil atua com produtos GHP (gas heat pump) e a UR com chillers por absorção, aumentando a variedade de oferta local.
“A UR é reconhecida no segmento, possui mestria no mercado e uma carteira de clientes importantes. Entramos nesta aquisição para fornecer a estrutura que já temos e também expandir os negócios em energia de ambas empresas”, completa Felamingo. Alguns dos clientes da Union Rhac são: a fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis – SP; São Paulo Expo Exhibition & Convention Center; Edifício Rochaverá, em São Paulo; Embraer, em São José dos Campos; Hotel Grand Mercure, de São Paulo; Norte Shopping, no Rio de Janeiro, dentre outros.
A especialidade da UR são os sistemas de climatização e geração de energia elétrica a gás natural e biogás, através de produtos como chillers e heaters por absorção. O processo de implantação “turn-key” faz com que todas as etapas, desde projeto, execução, instalação, manutenção até assistência técnica, sejam atingidas. Todos os serviços de engenharia, assistência técnica e O&M (operação e manutenção) são executados pela empresa, com pessoal próprio.
A Panasonic é líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas para clientes residenciais e não residenciais. No Brasil, possui três unidades fabris. Além da produção de TVs, eletrodomésticos, câmeras, pilhas e baterias, a empresa comercializa no país produtos importados, como câmeras, sistemas de segurança, broadcasting, entre outros. Seus negócios também estão direcionados para menor consumo de energia, redução de emissão de CO2, e apoio a ações em prol do meio ambiente.