Budweiser compra energia renovável da Enel
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Anheuser-Busch e Enel) —
A Enel Green Power )EGP) e a Anheuser-Busch anunciaram, nesta quarta-feira, 13 de setembro, a assinatura de um um contrato de compra da energia produzida pelo parque eólico Thunder Ranch. Graças ao acordo, firmado na modalidade de um “Power Purchase Agreement” (PPA), a Anheuser-Busch vai comprar energia renovável suficiente para fabricar mais de 20 bilhões de latas de cerveja por ano, dentro da estratégia da matriz AB InBev de contar com 100% de eletricidade comprada de fontes renováveis até 2025, enquanto a EGP obtém receita para apoiar o crescimento da sua capacidade de produção de energia renovável nos EUA.
O anúncio foi feito simultaneamente em Saint Louis (Montana), sede da Anheuser-Busch (que produz a cerveja Budweiser) e Roma, sede do Grupo Enel, envolvendo a aquisição de um montante de 152,5 MW. A parceria de energia eólica entre a EGP e Anheuser-Busch será o primeiro projeto de escala para a compra de serviços públicos pela empresa cervejeira, que passará a operar assim que o parque eólico Thunder Ranch entrar em operação, o que deve acontecer até o final de 2017.
“Na nossa tentativa de unir as pessoas para construir um mundo melhor, nós na Anheuser-Busch nos dedicamos a reduzir nossas emissões de carbono”, disse João Castro Neves, presidente e CEO da Anheuser-Busch. “Ajudar a fomentar o mercado de energia renovável não é bom apenas para o meio ambiente, é uma jogada de negócios estratégica, pois estamos pensando na sustentabilidade a longo prazo. Agora, mais do que nunca, estamos muito felizes em poder liderar os esforços globais da nossa empresa em direção a um futuro renovável e, em parceria com a Enel, estabelecer um exemplo de como as grandes empresas podem ajudar a fazer diferença nas mudanças climáticas”.
“Estamos muito satisfeitos por conta da nossa parceria com a Anheuser-Busch, uma empresa que, assim como o Grupo Enel, está dando grandes passos para ajudar a enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo”, disse Antonio Cammisecra, CEO da Enel Green Power. “Os contratos de compra de energia não só são um modelo atraente que nos fazem crescer, mas também geram receitas certas por conta dos preços estáveis. Este acordo é outro marco importante para a nossa empresa nos EUA e em todo o mundo, destacando novamente a escolha da Enel Green Power como parceiro preferencial para clientes corporativos, pois nós os ajudamos a alcançar seus objetivos de sustentabilidade, fornecendo soluções personalizadas de energia renovável, alavancando todo o nosso modelo de custos e conhecimentos tecnológicos que já são líderes no nosso setor”.
Através de um Contrato Virtual de Compra de Energia (“VPPA”), a EGP venderá à Anheuser-Busch a energia elétrica disponibilizada na rede elétrica, num montante de 152,5 MW do parque eólico Thunder Ranch, aumentando substancialmente a aquisição de energia renovável pela empresa cervejeira. Espera-se que a produção de Thunder Ranch atinja cerca de 610 GWh de energia renovável por ano, suficiente para produzir mais de 20 bilhões de latas de cerveja por ano. Ao mesmo tempo, esta energia renovável produzirá cerca de 50% da eletricidade total comprada por ano pela Anheuser-Busch, um aumento substancial, em comparação aos atuais 2% gerados por instalações de energia solar e eólica instaladas nas suas principais sedes dos EUA.
A energia gerada pela planta Thunder Ranch no âmbito do contrato de compra de energia é suficiente para fornecer energia para 50 mil famílias nos EUA e estima reduzir as emissões em mais de 400 mil toneladas de CO2 por ano, o que equivale a tirar mais de 85 mil veículos norte-americanos de circulação por ano.
O parque eólico Thunder Ranch, localizado nos condados de Garfield, Kay e Noble, Oklahoma, é composto por duas fases que soma 298 MW de capacidade. Este projeto gerará empregos no setor de energia renovável, criando cerca de 400 empregos temporários no pico da construção. Assim que começar a operar plenamente, o Thunder Ranch poderá gerar mais de 1.100 GWh por ano, o que equivale à quantidade de eletricidade consumida anualmente em aproximadamente 89.400 casas dos EUA. O investimento global no Thunder Ranch equivale a aproximadamente 435 milhões de dólares, fazendo parte do investimento previsto no atual plano estratégico da Enel.
A Anheuser-Busch e seus colaboradores estão construindo um legado de responsabilidade social corporativa, concentrando-se em três áreas principais: promover a responsabilidade no consumo do álcool, preservar e proteger o meio ambiente e apoiar as comunidades locais. Nas últimas três décadas, a Anheuser-Busch e seus distribuidores investiram mais de US$ 1 bilhão na prevenção do consumo do álcool ao volante e por menores de idade, além de promover o marketing responsável no setor de bebidas alcoólicas.
A empresa americana reduziu o uso total de água em suas cervejarias em quase 50% nos últimos 10 anos. Até o presente, a Anheuser-Busch e sua Fundação investiram quase US $ 20 milhões por ano em apoio a entidades beneficentes que ajudam comunidades locais. A empresa também forneceu mais de 76 milhões de galões de água potável para pessoas afetadas por desastres naturais desde 1988. Com sede em St. Louis, a Anheuser-Busch, a principal fabricante de cerveja dos Estados unidos, é uma subsidiária integral da Anheuser-Busch InBev, a principal fabricante de cervejas do mundo.
A Enel Green Power, a divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e à operação de energias renováveis em todo o mundo, estando presente na Europa, América, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é líder global no setor de energia verde com uma capacidade gerenciada de cerca de 39 GW, num mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, como sistemas de armazenamento em usinas de geração de energia renovável.