State Grid lança segunda LT para Belo Monte
Da Redação, de Brasília (Com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participou da cerimônia de lançamento da segunda linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que contará com 2.518 quilômetros de extensão e investimento de R$ 9,6 bilhões. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 28 de setembro, em Paracambi, no Estado do Rio de Janeiro.
O sistema será composto por uma linha de transmissão de ±800kV e duas estações conversoras com capacidade de 4000 megawatts (MW), que levará energia do Pará ao Rio de Janeiro, passando pelos estados do Tocantins, de Goiás e Minas Gerais.
A previsão com início da operação comercial para dezembro de 2019, é que a linha gere cerca de 16 mil empregos ao longo de sua construção. A obra será realizada pela Xingu-Rio Transmissora de Energia (XRTE), Sociedade de Propósito Específico (SPE) e State Grid Corporation of China.
“É uma obra essencial para a infraestrutura do país, com mais de 2.500 mil quilômetros de linhas de transmissão com que há de mais moderno. O Brasil e a China são das economias emergentes e dos parceiros de BRICS, as duas economias que melhor se relacionam entre si. Nós sabemos fazer negócio com a China e os chineses aprenderam a fazer negócio com os brasileiros e têm feito com muita competência”, ressaltou Coelho Filho.
O projeto será a maior linha de transmissão de ±800 kV UATCC do mundo e faz parte de um conjunto de obras necessárias para a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN).