Barata alerta para energia cara
Luiz Eduardo Barata, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, aproveitou a seleta plateia que o ouvia, nesta quinta-feira, 05 de outubro, na abertura do 17º Encontro da Apine com seus Convidados, em Brasília, para dar o tom a respeito das efetivas condições hidrológicas do momento no País.
Segundo Barata, o reservatório da hidrelétrica Serra da Mesa, no rio Tocantins, situada cerca de 200 km de Brasília, está com apenas 8% da sua capacidade de armazenamento de água, o que representa o nível mais baixo de sua história. Para o diretor do ONS, a situação de Serra da Mesa é emblemática das atuais condições da hidrologia no Brasil e que todos devem ficar atentos.
Técnico que conhece o setor elétrico como poucos, ele explicou que as condições não são simples ou fáceis, mas que não há riscos para o abastecimento. Mas alertou: “Se não vai faltar energia, no entanto ela está cara. Vamos entrar no período chuvoso gerando térmicas, com energia mais cara”.
Para Barata, a melhor maneira de avançar com segurança em relação a essas questões delicadas do SEB é dar transparência, para que ninguém depois possa dizer que não foi avisado.